sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Maiores times europeus apertam o cinto e gastam 29% a menos em contratações



O mercado futebolístico europeu não conseguiu ficar de fora da atual crise econômica e o resultado disso foi a queda no investimento em contratações por parte dos times que disputam os cinco principais campeonatos nacionais do Velho Continente.

Juntos, eles gastaram 1,32 bilhões de euros durante a abertura da janela de transferências do meio do ano, contra 1,855 bilhões do mesmo período no ano passado, segundo a "Football Transfer Review 2011", estudo sobre o mercado de contratações realizado pela empresa Prime Time Sport e que foi apresentado nesta quinta-feira na escola de negócios ESADE, em Barcelona.

A primeira divisão inglesa segue liderando o ranking de investimentos, sendo responsável por 435 milhões de euros do total de contratações avaliado. Mesmo assim, o valor foi 15% menor do que em 2009 e, pelo terceiro ano consecutivo, sofreu queda.

Em segundo lugar, desbancando o Campeonato Espanhol, vem o Italiano. As equipes do 'Calcio' gastaram 327 milhões de euros em transferências (18% a menos do que no ano passado).

A liga espanhola ocupa o terceiro lugar, com 262 milhões de euros, e foi o campeonato com maior queda em investimentos entre os cinco analisados - 45%.

A tendência de baixa também se dá na Campeonato Alemão, que teve 32% a menos de investimentos, de 230 para 157 milhões de euros. Os gastos mais modestos entre as cinco competições envolvidas no estudo foram feitos pelas equipes da divisão de honra do Campeonato Francês. Mesmo assim, os 140 milhões de euros usados para contratações representaram a segunda queda mais acentuada (43%).

Segundo o responsável pelo estudo, Esteve Calzada, "a precariedade econômica na maioria de ligas, a profissionalização generalizada na gestão das transferências e a prioridade em vender jogadores provocou esta redução generalizada nos investimentos".

Apesar da grande desaceleração econômica na liga espanhola, o Real Madrid (78 milhões de euros) e o Barcelona (71 milhões) ficaram respectivamente em segundo e terceiro lugar no ranking de gastos em contratações para a temporada 2010/2011.

Os dois gigantes foram superados apenas pelo Manchester City, que desembolsou 145 milhões de euros para trazer, entre outros nomes, o meia espanhol David Silva e o atacante italiano Mario Balotelli.

Duas equipes italianas completam o "pódio": Juventus (56 milhões de euros) e Milan (53 milhões)

Nenhum comentário:

Postar um comentário