segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Estudo aponta Real como a maior marca de futebol



Impulsionado pela presença de jogadores midiáticos, principalmente o português Cristiano Ronaldo, o Real Madrid é a marca mais valiosa do futebol mundial. Esse é o principal resultado de um estudo conduzido pela consultoria Brand Finance, divulgado nesta segunda-feira.

O levantamento estabeleceu em 462 milhões de euros o valor da marca Real Madrid. O Manchester United, líder do mesmo estudo publicado em 2009, vale 446 milhões de euros e aparece no segundo posto.

A pesquisa criou um ranking das 25 marcas mais valiosas entre os clubes do futebol mundial. Além de Real Madrid e Manchester United, o “top five” do levantamento teve Barcelona (433 milhões de euros), Bayern de Munique (360 milhões de euros) e Arsenal (257 milhões de euros).

Além dos valores totais, o estudo destrinchou o valor de cada equipe em diferentes aspectos. A pesquisa mostrou, por exemplo, que o trabalho comercial e o novo patrocínio – a AON substituiu a AIG – compensou o insucesso desportivo do Manchester United na última temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário