sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Argentina supera Brasil em exportação de jogadores



Depois de mais de dez anos como maior exportador mundial de jogadores de futebol, o Brasil foi superado pela Argentina, segundo um estudo de uma consultoria em marketing esportivo.

De acordo com uma pesquisa da Euroamericas, a Argentina vendeu 1.716 jogadores de futebol em 2009, contra 1.443 saídos do Brasil.

O "êxodo de estrelas" teve início em 1995, quando a maior parte das ligas européias reduziu as restrições no número de estrangeiros em cada time. Desde então, o número de jogadores argentinos comprados no exterior aumentou em 789%.

A grande maioria dos jogadores – 81,4% – foi para ligas européias. O resto foi comprado por mercados considerados emergentes no futebol, como Arábia Saudita e Emirados Árabes.

Talentos jovens
A consultoria afirma que o resultado do estudo reflete a política dos clubes argentinos de vender jogadores cada vez mais jovens.

"Nos últimos cinco anos, notamos que a maioria dos transferidos não chega sequer à primeira divisão argentina. São menores de idade saídos das categorias de base", disse à BBC Gerardo Reyes, diretor da Euroamericas.

O caso mais conhecido é o do astro Lionel Messi, vendido ao Barcelona ainda na adolescência. Ele bateu diversos recordes: o mais jovem jogador da liga espanhola, aos 16 anos, e também o mais jovem a marcar um gol no campeonato.

A venda de jogadores jovens é polêmica na Argentina. Alguns críticos dizem que isso enfraquece o campeonato nacional argentino.

O empresário Ramón Maddoni – responsável por descobrir talentos argentinos como Carlos Tévez, Juan Pablo Sorín e Fernando Gago – acredita que os jogadores nacionais deveriam ter, quase como exigência profissional, pelo menos um ano de experiência na primeira divisão argentina.

"Muitos dos jogadores que administrei jogaram uma ou duas temporadas antes de imigrarem, e isso os ajudou muito a se destacarem em ligas tão exigentes como a espanhola e a inglesa", disse ele à BBC.

"Não se pode vender um jogador tão jovem antes de ele conhecer primeiro o seu próprio futebol."
Para os clubes, muitos deles afundados em dívidas milionárias, as vendas internacionais se transformaram no principal recurso financeiro.

"Eles agem por um conceito de 'aqui e agora': se têm uma oferta de um clube estrangeiro, eles não recusam, pois não sabem se em um ou dois anos o jogador valerá o mesmo. Ele pode vir a valer mais ou menos, mas não se pode arriscar", disse Reyes.

Em ligas européias, a principal receita dos clubes é com direitos de televisão, marketing e com o quadro de sócios. No entanto, os times argentinos dependem da venda dos seus talentos.

"Cada ano, as equipes argentinas têm nos seus orçamentos a venda de um jogador, que acaba sendo parte do patrimônio do clube que o descobriu e o comprou no mercado local", disse ao Businessfut Ernesto Cherquis Bialo, porta-voz da Associação Argentina de Futebol (AFA).

Nesse tipo de negócio, quase todos saem ganhando – os clubes, os donos do passe, os intermediários e o próprio jogador, que leva 15% do valor da transação.

Os clubes que revelaram os craques também embolsam uma parte do dinheiro, assim como a AFA. Em 2009, a associação arrecadou US$ 3,5 milhões só com os 3% que a entidade tem direito.

Maddoni ressalta que para o negócio dar certo, é preciso investir muito tempo e trabalho para achar e formar os craques.

"Precisamos nos convencer de que é com muito trabalho nas divisões inferiores que realmente se forma jogadores de exportação", disse o experiente empresário, que trabalha há 35 anos revelando craques.

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