quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Perdas de 100 milhões de Euros no Manchester City


O Manchester City revelou recentemente os resultados financeiros relativos à temporada de 2008/2009. Segundo o relatório, o City registou perdas no valor de 102,8 milhões de Euros, mais 66,6 milhões de Euros do que na época anterior, o significa um recorde na história do clube. Mais uma vez os números negativos de um clube Inglês estão directamente relacionados com a sua aquisição por parte de um multimilionário (Sheikh Mansour bin Zayed Al Nahyan).

Embora as receitas de bilheteira terem subido cerca de 6% para os 96 milhões de Euros, o Manchester City vê os seus resultados alcançarem valores negativos históricos devido ao avultado investimento na contratação de jogadores, que se cifrou na ordem dos 134 milhões de Euros. A aquisição de jogadores como; Robinho, Craig Bellamy, Shay Given, Wayne Bridge, Nigel De Jong, Carlos Tévez, Emmanuel Adebayor, Joleon Lescott, Roque Santa Cruz, Kolo Toure e Gareth Barry, fez com que o clube aumentasse a sua folha de ordenados dos 28 milhões de euros da temporada de 07/08 para 43 milhões de Euros em 08/09.

Em termos de direitos televisivos o Manchester City aumentou a sua receita em 12%, em grande parte devido aos jogos efectuados na Taça Uefa, no entanto no que diz respeito às restantes actividades comerciais, o clube viu descer as suas receitas para cerca de 25 milhões de euros, uma descida de 8% em relação ao ano anterior. Segundo o Director Financeiro e Administrativo do clube, estes resultados reflectem uma mudança de gestão e planeado, que apostou no forte investimento para colher resultados a longo prazo.

Parece claro que os proprietários do Manchester City não consultaram os resultados dos últimos anos obtidos pelo Chelsea, que desenvolveu uma estratégia idêntica à que estão a adoptar. Também parece claro que o resultado futuro desta aposta financeira, terá o mesmo resultado que Abramovich obteve no Chelsea. Resta saber se Sheikh Mansour estará interessado em transformar as dívidas do clube em capitais próprios, como fez o proprietário dos blues de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário