quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Nike supera Adidas em mercado mundial


Em evento para 300 jornalistas de todo o mundo, a Nike anunciou nesta quarta-feira, em Londres, que assumiu a liderança global de mercado no segmento de futebol. O pronunciamento foi feito por Mark Parker, CEO mundial da empresa norte-americana.
O resultado é reflexo de uma estratégia iniciada pela Nike em 2007, quando a empresa comprou a Umbro por US$ 582 milhões num negócio voltado a ampliar sua penetração no mercado do futebol. Meses depois, os norte-americanos fizeram uma proposta de 42 milhões de euros anuais e assumiram o fornecimento de material esportivo da seleção francesa (os campeões mundiais de 1998 tinham contrato com a Adidas, que ofereceu 10 milhões de euros a cada temporada).

As duas negociações marcaram uma nova postura da Nike, que resolveu dar ênfase ao trabalho com futebol. Segunda no ranking mundial de fabricantes, a Adidas dominou o mercado da modalidade mais popular do planeta nas últimas cinco décadas.

A ascensão do futebol nos negócios da Nike, contudo, aconteceu antes mesmo de a marca ter voltado foco para esse esporte. A modalidade, que há 15 anos rendia US$ 40 milhões anuais de volume de negócio para a empresa, chegou a US$ 1,5 bilhão em 2008, já com os resultados da Umbro.
Na mesma época, a Adidas tinha uma movimentação em torno de US$ 2 bilhões anuais com o futebol - valor que contabiliza o lucro da Reebok, comprada pela empresa alemã em 2005.

O que faz a liderança da Nike no futebol ser ainda mais expressiva é o ano em que ela foi alcançada. A multinacional norte-americana conseguiu o primeiro posto no ranking da modalidade no início de 2010, temporada de Copa do Mundo, evento patrocinado pela Adidas.
"Estamos excitados com a venda de produtos para a Copa. Acredito que teremos uma performance muito boa nas vendas. Será o maior Mundial que já tivemos", projetou Parker.

Ainda nesta quarta-feira, a Nike apresentou o novo modelo de chuteira de Cristiano Ronaldo. O calçado possui travas retráteis, que se adaptam a diferentes tipos de solo. Com isso, remete a uma estratégia usada pela Adidas em 1954, quando a marca alemã criou travas removíveis. A inovação foi responsável por um grande salto da empresa e rendeu contrato com a seleção da Alemanha, que perdura até hoje.

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