quarta-feira, 10 de março de 2010

O plano de aquisição do Manchester United



Um grupo de torcedores do Manchester United apelidados de Red Knights, está interessado em comprar o clube da família Glazer por 1,5 bilhao de euros. Os Red Knighs são liderados por Jim O´Neill economista chefe da Goldman Sachs e antigo director do clube, que após a aquisição do clube pelos Americanos, foi dispensado do cargo. Desde então O´Neill tem empenhado todos os seus esforços na criação de um grupo de torcedores com capacidade para recomprar o clube da família Glazer.

A aquisição do Manchester United pela família Glazer no valor de 900 milhões de Euros em 2005, nunca foi vista com bons olhos pelos torcedores do clube. Desde então foram feitas várias manifestações contra a administração americana e criados vários grupos de fâs com a intenção de tomar conta do clube.

No entanto de 2005 a 2009 o clube aumentou as suas receitas em cerca de 64% e continuo a ganhar títulos, deixando os grupos dissidentes com pouca margem de manobra. Ainda assim as dívidas do clube no valor de 700 milhões de Euros grande parte devido ao empréstimo contraído pelos Glazers para a aquisição do clube, a venda de Cristiano Ronaldo por 94 milhões de Euros e o empréstimo obrigacionista de 550 milhões de Euros com a intenção de refinanciar as dívidas do clube, foram fatores decisivos para o avanço de O´Neill no sentido de comprar o clube dos Americanos.

Os Red Knights avaliaram o clube em £1 bilhão de euros, a avaliação dos Glazers está nos 1.2 bilhão, no entanto o grupo de 50 a 60 investidores, diz ter capacidade para reunir cerca de £1,5 bilhao para a aquisição do clube.

Segundo o plano de O´Neill os cada um dos 50 Red Knights irá investir cerca de 11 milhões de Euros reunindo 550 milhões de Euros. 275 milhões de Euros serão angariados pelos torcedores, através da Manchester United Supporters Trust que conta já com mais de 122.000 associados. Estes valores são os mínimos pretendidos por O´Neill para avançar, mas podem ser superiores.

Assim, o empréstimo pessoal dos Glazer para aquisição do clube em 2005 de 247 milhões de Euros e o empréstimo dos Glazer em nome do Clube para aquisição em 2005 de £550 milhões de Euros, seram cobertos pelo angariação dos Red Knights e pelos angariação dos torcedores via Manchester United Supporters Trust, deixando o empréstimo obrigacionista intacto para refinanciar as dívidas existentes. No entanto e embora a ideia seja interessante, os recursos de O´Neill parecem escassos para convencer os atuais donos do clube.

Embora a proposta seja tentadora a família Glazer já informou que o clube não está à venda, no entanto sabe-se que já existiram conversas para a venda do clube para um grupo de empresários estrangeiros, liderados pelo empresário Israelita Pini Zahavi. Estarão os Red Knights prontos para cobrir a proposta.

Fonte – Futebol Finance

Nenhum comentário:

Postar um comentário