quarta-feira, 10 de março de 2010

Liga Sagres, uma liga da 2ª divisão Européia



Existem inúmeras menções por parte dos media, e por parte dos torcedores, quanto à Liga Sagres ser uma das melhores Ligas Europeias. No entanto essas referências têm apenas como fundamento as performances dos 3 grandes clubes portugueses nos campeonatos europeus ao longo dos anos. Na verdade a Liga Sagres embora sendo de onde saem alguns dos melhores jogadores do mundo e a liga que mais receitas gera através da transferência de jogadores, tem dificuldade em entrar nas 10 melhores ligas européias.

Analisando os dados relativos ao relatório da Uefa sobre as finanças e o estado dos clubes europeus (dados relativos a 2008/09):

* A Liga Sagres é a 10ª liga, num universo de 53, em termos de média de espectadores nos estádios. Segundo a Uefa Liga Portuguesa registou uma média em 08/09 de 10.390 espectadores sendo ultrapassada por ligas como a Belga, Russa, Escocesa, Holandesa e a Turca.

* Em termos de média de receitas produzidas pelos clubes de cada liga, a Uefa separa as 53 ligas Europeias em 5 grupos; as ligas de topo, as grandes, as médias, as pequenas e as micro. A Liga Sagres está colocada no segundo escalão, ao lado das ligas da; Aústria, Bélgica, Dinamarca, Grécia, Holanda, Noruega, Polónia, Roménia, Rússia, Escócia, Suíça, Suécia, Turquia e Ucrânia.

* Em termos de média de receitas geradas pelos clubes de cada uma das 53 ligas de futebol europeu, a Liga Sagres consegue a 11ª posição, mais uma vez atrás de países como a Escócia e a Dinamarca.

* Os clubes portugueses em média dedicam 57% das suas receitas para o pagamento de salários, o que para uma média europeia de 62%, não é um indicador negativo. Tendo em conta que o gasto salarial das 5 maiores ligas europeias varia entre 71% e 52% da receita gerada, a Liga Portuguesa não é das que mais gasta em salários.

* A média de endividamento dos clubes da Liga Sagres, coloca Portugal na 5ª posição de todas as ligas europeias. Este indicador é sem dúvida negativo, sendo que os clubes de 2 ligas do top 5 europeu (Alemanha e França) têm uma média de endividamento inferior à portuguesa.

* O valor total dos jogadores de todos os clubes Liga Sagres é segundo a estimativa da Uefa de 555 milhões de Euros, o que coloca Portugal no 9º lugar em relação aos valor total dos jogadores das restantes ligas. Naturalmente existem ligas com um nº superior de jogadores devido ao maior nº de equipas, o que a equivalerem-se colocavam Portugal na 6ª posição, sublinhando a qualidade geral do jogadores em Portugal.

* Existe um parâmetro que coloca Portugal na 1ª posição de todas as ligas europeias, referimos-nos à percentagem de receitas provenientes da venda de jogadores, onde os clubes portugueses lideram com 86%. Este indicador revela a fragilidade financeira dos clubes portugueses, tendo necessidade de realizar todos os anos grandes receitas na venda dos seus melhores jogadores para equilibrar as suas contas.

Em suma, são conhecidas as dificuldades financeiras dos clubes nacionais, onde o endividamento é desajustado à dimensão dos clubes. Mas talvez o problema mais grave diz respeito à organização e administração da Liga, bem como a continua centralização da exploração comercial em torno dos 3 grandes clubes por parte de várias entidades da indústria. Este aspecto potencia a falta de competitividade e o desequilíbrio desportivo, impedindo o crescimento consolidado de uma liga colocada a meio da tabela da 2ª divisão européia.

Fonte – Futebol Finance

Nenhum comentário:

Postar um comentário