quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Premier League muda regra de donos e segunda divisão


A Premier League, primeira divisão do Campeonato Inglês, anunciou nesta semana uma mudança em seu planejamento financeiro. A partir desta temporada, a competição terá novas regulamentações para o torneio de acesso e a entrada de proprietários em clubes.

No caso dos proprietários, a direção da Premier League quer evitar que aconteça o que se viu recentemente na competição. Um caso que chamou atenção foi o da família Glazer, que tomou conta do Manchester United, mas tomou empréstimos para viabilizar o negócio e jogou parte da conta para o próprio clube.

A partir de agora, candidatos à compra de alguma equipe devem provar que têm condições de bancar todo o funcionamento do time por pelo menos uma temporada. Além disso, serão exigidas garantias financeiras sobre a negociação.

A Premier League também promete endurecer o controle sobre pagamento de seguro social e impostos por parte dos novos proprietários. Haverá um acompanhamento perene das finanças de cada equipe.

Essa não será, entretanto, a única mudança de gestão do Campeonato Inglês para a próxima temporada. A liga também fechou novo acordo com a segunda divisão e vai distribuir 124 milhões de libras (R$ 344,9 milhões) por temporada aos clubes que disputarem o torneio.

A Premier League divide parte de seu lucro com a segunda divisão. A ideia é fortalecer um número maior de clubes e aumentar o nível técnico do futebol no país. O valor distribuído às equipes inclui a premiação por desempenho no torneio.

“A força financeira da Premier League sempre beneficiou todo o esporte na Inglaterra, mas nós estamos tendo conversas sem precedentes no sentido de estabelecer mecanismos de solidariedade e alinhamento de regras”, contou Richard Scudamore, diretor da elite nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário