segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Shakhtar Donetsk – um exemplo de bom investimento com sucesso dentro e fora de campo


Há cerca de seis ano atrás o Futebol Clube Shakhtar Donetsk era um clube desconhecido no futebol mundial. no entanto a partir de 1996, com a nomeação de Rinat Akhmetov para presidente ,o clube começou a ter prosperidade e desenvolvimento.
fundado em 1936 o Shakhtar chamou à atenção do mundo do futebol, ao conquista varios titulos importantes em menos de uma decada!

Desde a temporada 2001/2002 já foram conquistadas 5 Ligas da Ucrânia, 3 Copas, 3 Supercopas e 1 Taça Uefa. É claro que 12 títulos é um bom número no que diz respeito a conquistas, mas para Shakhtar Donestk elas vão muito além disso.

Antes de 1996 o clube havia conquistado 8 títulos, mas no chamado “futebol moderno”, onde grandes empresários e magnatas compram clubes, investem muito dinheiro o Shakhtar é talvez, o maior exemplo de bom investimento que se transformou em títulos.


O sucesso do Shakhtar tem um nome,… Rinat Leonidovych Akhmetov de 42 anos, um empresário ucraniano, multibilionário, presidente da SCM Holdings, e com um fortuna avaliada em cerca de 7,3 bilhões de dólares.
Depois de conduzir a sua empresa(SCM Holdings ao topo), Rinat vem investindo parte da sua fortuna pessoal para levar o clube da sua terra natal, ao topo do futebol mundial.
Desde 1996, no comando do clube, Rinat Akhmetov, tornou-se mais que um presidente, tornou-se um mito!

Fechando contratos de milionários com empresas como a Nike e contratando jogadores de bom nível, principalmente no mercado brasileiro, o sucesso repentino do clube nos faz avaliar que cada vez mais o dinheiro irá prevalecer no futebol.
A última grande conquista de Rinat Akhmetov , e claro, do Shakhtar foi seu novo estádio, o “Donbass Arena”, que tem capacidade para pouco mais de 50.000 espectadores. Sendo considerado pela UEFA um estádio cinco estrelas!


O estádio teve um custo inicial previsto de 175 milhões de Euros, dos quais cerca de 20 milhões seria para investir na zona envolvente do estádio, que hoje está equipado com 3 restaurantes, 4 bares exclusivos para torcedores que compram o carnê de lugares anuais, dezenas de restaurantes Fast-Food, um centro de fitness, museu, loja e um fan-café aberto a todo o público.
O custo final do Donbass Arena atingiu os 280 milhões de Euros, o que significa um acréscimo significativo ao inicialmente projetado, mas que ao contrário do que se viu em Valencia com o “Novo Mestalla”, não foi problema para o milionário clube ucraniano.

O Donbass Arena foi construído pela empresa Turca ENKA e projetado pela ArupSport, empresa que também foi responsável pela arquitetura dos estádios City of Manchester Stadium (Manchester City), Allianz Arena (Bayern Munique), Español Estádio (Español de Barcelona) e do Estádio Nacional de Beijing, na China.


Este ano, o clube está participando mais uma vez da fase de grupos da Liga dos Campeões, (liderando a chave do seu grupo com 12) e tem grandes chances de se classificar para a segunda fase, e certamente encherá mais ainda o cofre do clube, que já parece não ter fim.

Agora resta saber se após tantos títulos caseiros e a conquista da Taça Uefa, Rinat Akhmetov e o Shakhtar Donetsk manterão o mesmo padrão alto de investimentos para os próximos anos.
Haverá limites para um clube que pretende ser um dos grandes no futebol mundial?
So nos resta aguarda e conferir.


Por Michael Ginobili e Julio Velasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário