terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Crise financeira faz os cinco maiores times da Argentina fechar ano com dívida milionária


De acordo com um relatório publicado nesta segunda-feira pela imprensa argentina, os cinco maiores clubes de futebol do pais, River Plate, Boca Juniors, Independiente, Racing Club e San Lorenzo, passam por uma grave crise financeira.

Somando todos os passivos, os cinco clubes devem cerca de 650 milhões de pesos (cerca de US$ 162,5 milhões).

Segundo um informe do jornal "Tiempo Argentino", O clube com a situação mais complicada é o River Plate, cujo último balanço registrou um déficit de quase 80 milhões de pesos (20 milhões de dólares), marcando um recorde no futebol argentino, com um passivo de 216,8 milhões de pesos (54,2milhões de dólares), dos quais 190 milhões devem ser cancelados em 12 meses.

Atrás do clube "milionário" aparece o Independiente, com 144 milhões de pesos (36 milhões de dólares) de passivo, dos quais 85 milhões vencem no fim de 2011.
Depois, segue seu arquirrival Racing Club, que acumula um passivo de 105 milhões de pesos (26 milhões de dólares) após registrar um déficit de quase 10 milhões (2,5 milhões de dólares) no último exercício.


Segundo o balanço, o Boca Juniors baixou neste ano seu passivo de 134 para 97,6 milhões de pesos devido a um balanço positivo graças à transferência de jogadores, mas estes dados são rejeitados pela oposição, que garante que ainda precisam ser computados gastos de salários e derrotas em julgamentos trabalhistas.

Os balanços registraram ainda as rendas provenientes da estatização da transmissão das partidas de primeira divisão, pela qual Boca e River embolsaram 30 milhões (7,5 milhões de dólares), respectivamente, e os outros três "grandes" levaram 23 milhões cada um.


Por Julio Velasco e Michael Ginobili

Nenhum comentário:

Postar um comentário