quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Corinthians é a marca mais valiosa do futebol Brasileiro


Dono da maior torcida do Brasil, clube que coleciona fãs por todo o País, o Flamengo segue poderoso, mas já não ostenta a liderança do ranking das marcas mais valiosas do futebol nacional. As muitas ações de marketing desde a chegada do Fenômeno Ronaldo e, principalmente, do centenário do clube, além da grande presença de público nos estádios, levaram o Corinthians, a se tornar a marca de maior valor em 2010: R$ 749,8 milhões, segundo estudo realizado pela Crowe Horwath RCS.

O São Paulo, reconhecido pela atenção a sua área de marketing, também conseguiu importante avanço e assumiu o segundo lugar, com R$ 659,8 milhões. O Flamengo agora é o terceiro, com a marca avaliada em R$ 625,3 milhões. Enquanto o Palmeiras se manteve na quarta posição (R$ 444,1 milhões), o Vasco ganhou duas em relação a 2009 e agora é sétimo. O campeão brasileiro Fluminense e Botafogo caíram uma posição cada.

A metodologia utilizada pela Crowe Horwath RCS neste ano foi a mesma de 2009, com 18 diferentes variáveis entre dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo da torcida e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados.

As informações financeiras foram extraídas das demonstrações contábeis dos clubes e não foram considerados os recursos com transferências de atletas. Os valores diretamente relacionados ao cálculo do valor da marca foram consolidados em quatro macrorreceitas: marketing, estádio, sócios e mídia.

Ranking dos dez clubes que mais arrecadaram com patrocínios em 2010

Corinthians R$ 59,5 milhões

Flamengo R$ 57 milhões

São Paulo R$ 46 milhões

Palmeiras R$ 27,7 milhões

Santos R$ 24,5 milhões

Cruzeiro R$ 23 milhões

Grêmio R$ 22,1 milhões

Vasco R$ 21,2 milhões

Atlético Mineiro R$ 21 milhões

Fluminense R$ 18,5 milhões


Por Julio Velasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário