sábado, 29 de outubro de 2011

Construtoras querem demolir Morumbi e construir nova arena, diz jornal


Com o apoio da prefeitura e do governo estadual, construtoras devem propor ao São Paulo a demolição do Morumbi e, em seguida, a construção de um novo estádio.

De acordo com a Folha de S. Paulo, a possibilidade já chegou aos ouvidos da diretoria do clube por meio das empresas interessadas no projeto, do prefeito Gilberto Kassa e do vice-governador Guilherme Afif Domingos.

O interesse em colocar abaixo o estádio se dá especificamente pelo fato de a área onde ele está localizado ser muito valorizada. As construtoras querem erguer um condomínio de alto padrão no local.

A nova arena, que, ainda argumentam, ajudaria a desenvolver o bairro da Vila Sônia, e teria capacidade para 45 mil pessoas em dias de jogos e de 65 mil em eventos de música. Nenhuma proposta concreta foi feita ao Tricolor, mas tanto o o ex-conselheiro Marco Aurélio Cunha quanto o presidente, Juvenal Juvêncio - que a classificou como uma idéia extraterrestre - a veem como irreal no momento.


Por Julio Velasco e Gean Falco

FIFA embolsa 1 bilhão de dólares, em dois novos acordos de Tv


Em apenas dois acordo, a FIFA garantiu 1 bilhão de dólares com os direitos da Copa do Mundo entre 2015 e 2022. A Fox, pelos direitos de Tv, rádio e Internet, desembolsou 425 milhões de dólares.

Já a Telemundo, que fará a toda a transmissão em espanhol, pagou 600 milhões de dólares pelos mesmos direitos, excluindo a rádio.

Pelo período, ambos canais cobrirão as Copas do Mundo na Rússia (2018) e Qatar (2022), além das Copas do Mundo Feminina (2015 e 2019).

O antigo acordo, com a ESPN e a Univision pelo período de 2010 e 2014, rendeu para a Fifa, 100 e 325 milhões dólares, respectivamente.

Ainda que a imagem da entidade esteja sempre em dúvidas, ao que tudo indica, seus respectivos eventos continuam em alta e valorizados a cada nova negociação.


Fonte: mktesportivo.com

Dono do maior salário do Manchester City, Yaya Touré assina com a Puma


O jogador Yaya Touré, do Manchester City, é o mais novo patrocinado pela Puma. Após fechar acordos com Sérgio Agüero, Radamel Falcão, Thierry Henry e Cesc Fàbregas, a empresa terá em seu novo jogador uma entrada ainda mais forte na África, uma vez que Touré será embaixador da marca no seu continente.

Touré que recebe o maior salário do milionário Manchester City, já havia utilizado a chuteira PUMA v1.11. mas só agora o acordo foi realmente oficializado.


Fonte: futebolmarketing

Torcedores se recusam a vender parte de Stamford Bridge ao Chelsea


Os planos do Chelsea de se mudar de Stamford Bridge para um estádio com maior capacidade sofreram um golpe, nesta quinta-feira, quando um grupo de torcedores que possui uma porcentagem do estádio se recusou a vender sua parte de volta ao clube.

O Chelsea Pitch Owners (Donos do Campo do Chelsea) foi criado em 1997 para impedir que o Chelsea perdesse Stamford Bridge, caso entrasse em processo de falência. Agora, os Blues querem comprar de volta essa porcentagem dos torcedores para construir um novo estádio.


Uma votação foi conduzida, e eram necessários pelo menos 75% dos votos para que a venda fosse aprovada, mas apenas 61,5% dos integrantes do grupo foi a favor.


- Naturalmente, o Chelsea está desapontado com o resultado das votações. Continuamos ambiciosos como sempre, mas essa decisão pode frear nosso progresso - disse um comunicado da diretoria dos Blues.


Fonte: Lancenet

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Em parceria com a Etihad, Manchester City entra no mercado dos Emirados Árabes


A Etihad Airways, principal patrocinadora do Manchester City e que possui os direitos de naming rights do City of Manchester Stadium (estádio do clube), fechou mais um acordo com os Citizens, desta vez, um programa para os torcedores do clube nos Emirados Árabes.

Graças ao “Sky Blue”, os fãs terão a possibilidade de assistir partidas ao vivo do clube no estádio, além de ter desconto em produtos licenciados. O programa oferece benefícios bem semelhantes aos dos sócios que vivem na Inglaterra. Outro novidade é que cada vez que utilizado o cartão Sky Blue, o sócio acumula milhas para viajar com a Etihad.

Para conhecer melhor o programa acesse www.skyblue.mcfc.com


Fonte: futebolmarketing

Puma fecha contrato com Borussia Dortmund


A Puma será a nova fornecedora de material esportivo do Borussia Dortmund. O contrato, que terá início apenas em 2012, deve render entre 6 e 7 milhões de euros, com duração até 2017.

Desta maneira, a Kappa deixará a equipe após encerrar seu contrato de três anos com o Borussia. A marca italiana pagava 4 milhões de euros por ano pelo contrato.

Com o Borussia Dortmund, a Puma reforça sua presença em solo alemão. A empresa já fornece para equipes como Stuttgart e Hoffenheim.


Fonte: mktesportivo.com

La Masia, a fabrica de craques do Barcelona esta de casa nova


O Barcelona abriu as portas da casa formadora de futuros craques. Inaugurada há poucos dias, a nova La Masia promete ser a continuação de um velho projeto que começou em outubro de 1979 com um centro de treinamentos localizado ao lado do Camp Nou.

Pelo Campeonato Espanhol, o técnico Guardiola manteve-se fiel à política de aproveitar as promessas e colocou o atacante Cuenca entre os titulares na vitória sobre o Granada por 1 a 0, na Andaluzia. O canterano não fez feio, disputou os 90 minutos e criou boas oportunidades. Foram oito jogadores formados na velha La Masia em campo.


A principal novidade é a criação de uma escola dentro das próprias instalações do moderno centro de treinamento. Deste modo, os residentes não precisam se deslocar para estudarem, como ocorreu nos últimos 32 anos.

O projeto consiste em priorizar a educação e formação dos atletas, além de torná-los divulgadores da cultura “Mais do que um clube”. Desde os primeiros toques na bola, os meninos aprenderão os valores e o estilo de jogo como se estivessem no time principal.

Pai do recém-promovido Thiago Alcântara, o ex-jogador da seleção brasileira Mazinho revela detalhes da rotina dos jogadores das canteras e a preocupação com os estrangeiros.

– O garoto que vem de fora da Espanha recebe toda atenção e assistência. O clube providencia hotel e bilhetes de transporte público para a família. O Barcelona considera muito importante a presença dos pais no crescimento dos filhos. As visitas eram permitidas durante os finais de semana – destacou.


De La Masia para o mundo

Entre os mais de 500 moradores do prédio antigo de La Masia estão Messi, melhor do mundo nos últimos três anos, Guardiola, atual treinador do Barcelona, e jogadores que contribuíram para a maior glória do futebol espanhol (o título mundial no ano passado): Valdés, Puyol, Piqué, Busquets, Fàbregas, Xavi, Pedro e Iniesta. A lista parece sem prazo para ter fim.


Fonte: Lancenet

FIFA anuncia extensão do contrato com Anheuser-Busch InBev


Marca oficial de cerveja da FIFA há mais de 25 anos, a Budweiser atingirá ao menos dez edições de Copa do Mundo como parceira da entidade. A empresa faz parte do grupo AB-Inbev, que anunciou nesta terça-feira a ampliação do contrato que mantém com a FIFA. O novo vínculo terá extensão até 2022.

Detalhes financeiros do novo contrato não foram revelados. A AB-Inbev já estava garantida entre os parceiros comerciais da Copa do Mundo de 2014, que deve dividir espaço entre Budweiser (para o mercado internacional) e Brahma (em âmbito local).

Entre os patrocinadores da Copa do Mundo, a Budweiser é a primeira a estender contrato até a edição de 2022. O contrato inclui marcas locais do grupo AB-Inbev, como a Brahma (Brasil), a Hasseröder (Alemanha), a Jupiler (Bélgica e Holanda), a Quilmes (Argentina) e a Harbin (China).

O mais curioso da renovação da parceria entre a Fifa e a companhia é que ela acontece em meio a uma discussão sobre a participação da empresa na Copa do Mundo de 2014. Alguns Estados do Brasil têm legislação que veta a venda de bebida alcoólica nos estádios, mas essa é uma exigência da entidade para a Lei Geral do evento.

As Copas do Mundo de 2018 e 2022, eventos em que a Budweiser assegurou presença, serão realizadas na Rússia e no Qatar (respectivamente). A AB-Inbev também participará de todos os eventos com chancela da Fifa até essa data, incluindo a Copa das Confederações.


Fonte: Máquina do Esporte

Sevilla fecha patrocínio com a Unicef e lança campanha


Sem um patrocinador máster desde o início da temporada, o Sevilla fechou com a Unicef para a manga e cota máster do seu uniforme. Ainda que com ações diferenciadas, o patrocínio será nos moldes do Barcelona.

O acordo terá duração de apenas dois meses, mas o Sevilla será fundamental para uma ação de combate a fome na África. Na manga esquerda, estará estampada Reto Unicef (Desafio Unicef), já no peito, RETO SFC al 28028.

Este desafio consiste em enviar um SMS para o número 28028, onde cada mensagem será revertida em alimentos a uma criança africana. O objetivo é usar o apelo global do futebol para que se diminua o sofrimento das crianças na África.

Sobre ter fechado um acordo onde não se ganhará dinheiro, o presidente do Sevilla, José María del Nido, reverteu em uma pergunta:

- Há melhor remuneração para o Sevilla que estar junto da Unicef salvando vidas de crianças no mundo todo?


Fonte: mktesportivo.com

Esporte Interativo irá transmitir Mundial de Clubes da FIFA


A Rede Esporte Interativo, primeira rede de televisão 100% esporte em canal aberto no Brasil adquiriu os direitos de transmissão dos jogos do Mundial de Clubes da FIFA.

A competição que será disputada no Japão entre 8 e 18 de dezembro irá contar com o campeão do país sede além de Santos, Barcelona, Auckland City, Monterrey, os campeões continentais de Ásia e África.

Hoje o Esporte Interativo transmite jogos do Campeonato Argentino, Campeonato Português, Bundesliga (Liga Alemã), Copa da Alemanha, FA Cup (Inglaterra) e Copa do Rei (Espanha).


Fonte: futebolmarketing

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Figueirense está próximo de fechar com novo patrocínio


O bom momento vivido pelo Figueirense em campo já traz bons resultados entre os patrocinadores. A JA Construções está próxima de anunciar a renovação com o clube catarinense em um acordo válido até o fim de 2012, permanecendo assim nas mangas do uniforme do time.

As negociações estão tão avançadas que a renovação chegou a ser noticiada no site oficial do clube, mas foi prontamente retirada. O Figueirense não quer anunciar o acordo antes da assinatura do contrato, mas acredita que isso deve ocorrer nos próximos dias.

A JA Construções chegou ao clube há cerca de um mês, com um acordo pontual para a partida contra o Vasco. Satisfeitos com o resultado, a empresa resolveu acertar com o time para o fim desta temporada.

Nesse período, o Figueirense tem vivido um dos seus melhores momentos na competição. A três pontos da zona de classificação para a Copa Santander Libertadores, o objetivo da equipe é arrancar para o torneio sul-americano.

Caso acerte com a JA construções, o Figueirense fica ainda com duas pendências de patrocínio no fim do ano. Em dezembro, acabam os contratos de Eletrosul e de Unimed. Após assinar a renovação na maga, a prioridade do clube é fechar um novo acordo com essas empresas, que carregam suas marcas no ombro e na barra da camisa alvinegra.


Fonte: Máquina do Esporte

Marcos renova com Topper até 2014


Garoto-propaganda da Topper desde o início de 2009, Marcos continuará vestindo a marca até 2014, quando o Brasil irá receber a Copa do Mundo, mesmo depois de aposentado. O goleiro palmeirense renovou acordo com a fabricante de materiais esportivos, algo já era negociado há alguns meses, e a extensão será oficializada em breve.

A companhia pretende explorar o fato de o atleta ser o último goleiro campeão do Mundial com seleção brasileira, pois Marcos foi titular da equipe montada por Luiz Felipe Scolari em 2002. Como é um jogador que cultiva o carinho de torcidas além da palmeirense, é tido como opção ideal para a marca trabalhar a chegada da Copa ao país.

As tratativas pela negociação haviam começado há pelo menos dois meses, quando o arqueiro dizia à imprensa que cogitava adiar a aposentadoria em função da boa fase no Palmeiras. Atualmente, dados os maus resultados da equipe no Campeonato Brasileiro, Marcos diz pensar em se retirar logo, mas isso não muda os planos da Topper.

O goleiro palmeirense possui o apoio da companhia em projetos como a Clínica São Marcos, centro de reabilitação para jogadores de futebol, e ajuda a desenvolver os produtos da marca, como chuteiras, bolas, além das luvas. A Topper também patrocina Alex, do Corinthians; Marcelo Lomba, do Bahia; e Conca, do Guangzhou Evergrande (China).


Fonte: Máquina do Esporte

Presidente do Barcelona revela dívida milionária


A dívida do Barcelona, apenas com jogadores, chegou a 60 milhões de Euros (cerca de R$146 milhões). É o que garante Sandro Rosell, presidente do clube.

- Em algumas semanas, tínhamos que pagar 100 milhões (R$244 milhões), pois além destes 60, deviam mais de 30 milhões (R$73 milhões) para a Segurança Social - revelou Rosell.

O presidente ainda declarou à Justiça que seu antecessor, Joan Laporta, poderia ter que responder pela dívida. Rosell queria mover uma ação por responsabilidade social de 48 milhões de euros (R$117 milhões).

Rosell ainda criticou a antiga gestão, dizendo que usava números irreais. E ainda defendeu-se, afirmando que os investidores sentem mais segurança em investir nos dias atuais.


Fonte: Lancenet

Ainda em sigilo, Portuguesa acerta novo patrocínio máster


A Portuguesa comemorou no último fim de semana a classificação à Série A do Campeonato Brasileiro. Agora, a direção da equipe começa a se preparar para a próxima temporada e um dos principais problemas já está resolvido: um patrocínio máster para o próximo ano está acertado.

A direção do clube fechou com uma empresa americana que ficará na frente do uniforme da Portuguesa. Como o acordo ainda não está assinado, a ordem entre os dirigentes é manter o sigilo da companhia. No entanto, as negociações já estão tão avançadas que algumas camisas já foram feitas com a nova marca, para uma apresentação formal do novo parceiro.

A marca entrará no lugar do Banif após a atual temporada. O banco português já sinalizou que não ficará com a propriedade frontal da camisa e que o clube poderia apresentar um novo parceiro. No entanto, a empresa continuará com a Portuguesa, mas com a marca estampada nas costas da camisa.

Na próxima semana, a Portuguesa espera assinar o contrato e sacramentar o novo patrocínio. O acordo prevê a parceria pelos próximos dois anos.

Além do patrocínio máster, não havia nada com urgência para a diretoria de marketing da Portuguesa. Além do Banif no peito, o clube buscava um novo fornecedor de material esportivo para 2012. Em setembro, a diretoria anunciou o contrato com a Lupo, que substituirá a Penalty.

Já os outros contratos vigentes têm validade até, no mínimo, o fim do Campeonato Paulista. Durante o primeiro semestre do próximo ano, o clube poderá procurar por empresas interessadas em investir no time que retorna à principal divisão do futebol brasileiro.


Fonte: Máquina do Esporte

domingo, 23 de outubro de 2011

Sevilla acerta patrocínio com banco espanhol


O Sevilla apresentou na última semana o seu novo patrocinador. A Caixa, banco espanhol, se tornou parceiro oficial do clube pelos próximos quatro anos. Com o acordo, os sócios da equipe terão produtos e serviços financeiros com descontos na instituição financeira.

Faz parte do acordo também o lançamento de um cartão de crédito que se chamará Visa Sevilla FC. Entre as vantagens do novo cartão, está a possibilidade de parcelar em três vezes a anuidade dos sócios para cada temporada.

Além disso, para os torcedores do Sevilla, a cota do primeiro ano do cartão de crédito é gratuita. Uma versão mais simples do cartão também será lançada, chama da Electron. Nesse caso, o cartão será de débito.

Para esta temporada, o Sevilla permanece sem patrocínio máster na camisa. Já a La Caixa, terceira maior instituição financeira da Espanha, expande a sua publicidade para o sul do país. A empresa é da Catalunha.


Fonte: Máquina do Esporte

Companhia petrolífera Espanhola renova patrocínio a Taça da Liga de Portugal


A companhia petrolífera Cepsa vai investir, pelo segundo ano consecutivo, no futebol de Portugal. A empresa anunciou nesta semana a renovação de seu contrato com a Taça da Liga do país europeu.

Assim como aconteceu na temporada 2010/2011, a marca da empresa aparecerá nos painéis de LED que circulam o campo durante os jogos da Taça da Liga. O valor do aporte da Cepsa não foi divulgado.

A Companhia Espanhola de Petróleos (Cepsa) é a primeira companhia petrolífera privada do mercado espanhol. A empresa foi constituída em 1929, e atualmente emprega 12 mil profissionais.

A marca da companhia também aparece em todos os backdrops de entrevistas oficiais da Taça da Liga. Outra propriedade envolvida no acordo é o direito de usar o certame na campanha de comunicação da petrolífera.


Fonte: Máquina do Esporte

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Empresa de energia solar fecha patrocino com seleção alemã de futebol


O movimento começou com os clubes. Depois de oito equipes locais terem fechado acordos comerciais com empresas do segmento, a seleção alemã de futebol também assinou com uma companhia de energia solar. Em contrato intermediado pela agência Infront, o time nacional fechou com a JinkoSolar.

O contrato tem duração de três anos, período em que a JinkoSolar será a marca oficial da seleção alemã de futebol para o segmento de energia solar. Valores envolvidos no negócio não foram revelados.

Além do uso comercial da marca da seleção, a JinkoSolar desfrutará de uma série de propriedades nos jogos da equipe alemã como mandante. O contrato também inclui um espaço no placar eletrônico dessas partidas.

Antes de a seleção alemã fechar com uma empresa de energia solar, oito equipes do país tinham selado contratos com companhias dessa área. A lista dos clubes que têm parcerias recentes com marcas do setor é formada por Freiburg, Bayer Leverkusen, Hamburgo, Hoffenheim, Borussia Dortmund, Bayern de Munique, Schalke 04 e Colônia.


Fonte: Máquina do Esporte

Penalty fecha com Lanús da argentina


A Penalty, que este ano foi substituída pela Topper no Vélez Sarsfield, “migrou” seu patrocínio para outro clube argentino.

O Lanús, que deverá jogar a Copa Santander Libertadores 2012, irá vestir a marca brasileira. O contrato deverá ter a duração de três anos.

Hoje, o Lanús é patrocinado pela Olympikus, assim como o Racing. Isso tem mostrado a força das marcas brasileiras no futebol do país vizinho. Outro exemplo é a Topper que além do Vélez (como citado a cima) é a patrocinadora do Estudiantes de La Plata.


Fonte: futebolmarketing

A montadora Toyota é a nova patrocinadora da liga japonesa de futebol


A montadora Toyota é a nova patrocinadora da liga japonesa de futebol feminino. A empresa fechou contrato com a competição até março de 2013, com direito a bloqueio de segmento, e o montante investido no negócio não foi revelado.

A Toyota comprou cota de patrocinadora oficial do evento. No entanto, a principal propriedade envolvida no negócio passa bem longe do futebol japonês. Com a associação, a montadora viabilizará um torneio com as principais equipes do país.

A competição com times japoneses será jogada a partir do dia 30 de novembro deste ano, com o nome Toyota Vitz Cup. Nessa disputa, as equipes com melhor desempenho na liga japonesa jogarão contra os destaques do torneio nacional da Inglaterra.


Fonte: Máquina do Esporte

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Juventus venderá ações para diminuir prejuízos


Visando diminuir os prejuízos sofridos nas últimas temporadas, com a ausência na Champions e a construção de um novo estádio, a Juventus estuda vender parte de suas ações com meta de arrecadar 120 milhões de euros.

No último levantamento financeiro feito pelo clube, no período que se encerrou em 30 de junho deste ano, a Juv apresentou perdas de 95.5 milhões de euros, aumento considerável em relação aos 11 milhões de euros de prejuízos da temporada 09/10.

Segundo Andrea Agnelli, presidente do clube, este aumento se deve a dois fatores: a construção do novo estádio, que nesta temporada terá efeito contrário, sendo bem trabalhado diminuirá os prejuízos gradativamente, e a reestruturação anual do plantel.

A Juventus colocou como meta nos próximos cinco anos estar com uma boa saúde financeira e voltar a ser competitiva no cenário europeu.


Fonte: mktesportivo.com

Grupo de investidores patrocina Atlético de Madri


O Atlético de Madri ainda não vendeu a cota máster, mas já tem um patrocinador para seu uniforme. A equipe da capital fechou um acordo com o grupo de investimentos Doyen, que inseriu a marca nas mangas da camisa do clube.

O Doyen é um grupo multisetorial que atua em áreas como entretenimento, lazer, hotelaria e recursos naturais. A empresa não divulgou o valor investido no aporte ao Atlético de Madri.

Anteriormente, o grupo Doyen havia fechado acordos com Getafe e Sportin Gijón. Nos dois casos, as parcerias também envolveram exposição em uniforme. Contudo, a empresa não dá detalhes sobre a estratégia para usar o esporte.

Em função do silêncio, nenhuma campanha de ativação foi divulgada até o momento. O silêncio permeia as relações com as três equipes patrocinadas pela empresa.


Fonte: Máquina do Esporte

Barcelona renova com Mediapro


A Mediapro, responsável pelos direitos de transmissão do Barcelona, renovou por mais um ano com o clube e agora o novo contrato irá até a temporada 2014/2015.

O novo acordo terá aumento de 10 milhões de euros por temporada, totalizando para o clube um novo contrato de 160 milhões de euros. Além disso, a Mediapro fica com os direitos de transmissão do Barcelona na liga espanhola, Copa do Rei, amistosos e BarçaTV.

Segue assim o abismo entre os clubes na Espanha, que ainda mantêm a negociação dos direitos televisivos de maneira individual. Naturalmente, Barcelona e Real Madrid conseguem astronômicos valores.


Fonte: mktesportivo.com

Avaí renova patrocínio com a Woa


Apesar de estar em condições adversas, ameaçado de voltar à Série B do Campeonato Brasileiro na próxima temporada, o Avaí conseguiu renovar um dos atuais patrocínios que possui. A Woa Empreendimentos, dona da propriedade situada no peito, à esquerda do escudo do clube catarinense, estendeu o aporte por mais um ano.

O ponto alto dessa negociação foi à manutenção dos valores anteriores, que não serão alterados mesmo que o Avaí desça à segunda divisão nacional. Há outras duas tratativas em andamento para renovar acordos de outras empresas, e em ambas a proposta é que os recursos pagos nesta temporada sejam mantidos mesmo na Série B.

"Somando os três patrocínios, se tudo der certo nos próximos 15 dias, teremos 60% do patrocínio que temos hoje em termos de valores renovados para o ano que vem, desvinculados do resultado do time no campeonato", afirma Cláudio Vicente, superintendente de negócios do Avaí. As duas negociações, de acordo com ele, estão em "fase final".

Até o momento, dos cinco parceiros que integram a camisa avaiana, apenas um possui dispositivo no contrato que prevê a redução do montante pago em caso de rebaixamento. "Ainda não chegamos na discussão para saber se ele será mantido, mas certamente isso será discutido em uma nova rodada de conversas", diz Vicente.

A renovação da Woa não representa grande surpresa para o superintendente de negócios. No início deste mês, ele já havia assegurado que grande parte dos patrocinadores seria mantida, mesmo caso vá à Série B em 2012. O perfil das empresas, nas quais executivos são torcedores da equipe, segundo ele, é um fator que ajuda.


Fonte: Máquina do Esporte

Juventus fecha última temporada com o pior balanço financeiro da história


A Juventus de Turim, maior campeã do futebol italiano, fechou o exercício 2010/2011 com déficit de 95,4 milhões de euros, o pior da história do clube.

Segundo o presidente do clube, Andrea Agnelli, nesta terça-feira durante a assembléia de acionistas do clube, “o balanço 2010/2011 é o pior da história (…) é inadmissível pelas perdas, mas é fruto da vontade de manter a Juve competitiva e esperando que vença, como a história impõe.”

Lembrando que a Juventus inaugurou a pouco tempo seu novo estádio, que teve um custo total de 122 milhões de euros, sendo o grande responsável pelos números negativos. Em contrapartida espera-se que através dele a receita aumente mais de 20 milhões de euros por ano.

Nos últimos anos, por algumas temporadas a Juventus ficou fora da UEFA Champions League, o que foi uma grande perda financeira. O investimento em jogadores como foi feito na atual temporada e, conseqüentemente, voltando a disputar o maior torneio de clubes do mundo, traria um encaixe maior nos cofres da Vecchia Signora e serviriam para ajudar a reverter essa situação.


Fonte: futebolmarketing

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Manchester United anuncia acordo no Emirados Árabes


O Manchester United assinou uma parceria de dois anos com a Du, empresa líder de telecomunicações nos Emirados Árabes. Com o acordo, os fãs dos red devils no país poderão ter em seus celulares um conteúdo exclusivo sobre o clube, com noticias, gols dos jogos e entrevistas do canal oficial.

Sir Alex Fergunson comentou sobre a importância de estreitar relações com os torcedores do clube no Oriente Médio, segundo o treinador do Manchester United, eles também são leais e apaixonados pela equipe.

A Du também está com uma promoção especial envolvendo o United. O cliente deve enviar um SMS e responder a uma pergunta sobre o clube, o vencedor vai poder assistir ao derby entre Manchester United vs Manchester City no estádio Old Trafford.

A Du possui atualmente mais de 5 milhões de clientes.


Fonte: futebolmarketing

Guarani acerta patrocínio com Sport.Com


A Sport.Com, comércio eletrônico de artigos esportivos, é a nova patrocinadora máster do Guarani. A princípio, o acordo foi fechado apenas para o restante da temporada, mas o contrato tem preferência para renovação para o Campeonato Paulista do próximo ano.

A marca será inserida na camisa alviverde a partir do próximo jogo, o clássico contra a Ponte Preta, a ser disputado no próximo sábado. A parceria deverá envolver ações de relacionamento com a torcida da equipe paulista, uma das prioridades mais recentes do departamento de marketing.

O Guarani também tem garantidos até o fim de 2012 os apoiadores do clube, empresas que mantêm parcerias que não envolvem a exibição da marca no uniforme. Esse é o exemplo do Gatorade e das tintas Renner.


Fonte: Máquina do Esporte

Boca Juniors fecha temporada 2010/2011 com lucro


Mesmo não conquistando títulos desde 2008, o Boca Juniors segue sendo uma potência fora dos gramados. Com excelente trabalho realizado pelo departamento de marketing, assim como os bons patrocinadores do clube e as vendas de jogadores revelados no selero xeneize, o clube fechou a temporada 2010/2011 com lucro de 50 milhões de pesos, o maior na Argentina.

Com o futebol em crise, os outros chamados “grandes”, River Plate, Independiente, Racing e San Lorenzo, fecharam com balanço negativo.

Neste momento o Boca é o líder no torneio apertura e na somatória de pontos no ano, com isso a disputa da Copa Santander Libertadores em 2012 é quase uma certeza, o que faria o clube aumentar ainda mais seus lucros e investimentos. Esta é uma boa notícia para a atual administração do clube, que é muito contestada e tentará a reeleição no final deste ano.


Fonte: futebolmarketing

Milan inclui Stonex em lista de parceiros


O Milan adicionou mais uma empresa à lista de parceiros oficiais do clube. Nesta semana, a diretoria da equipe italiana anunciou um acordo de um ano com a Stonex.

A Stonex é uma empresa de instrumentos de precisão e medidas para vários setores. A companhia trabalha, por exemplo, com engenharia civil, topografia, segurança e mineração.

O contrato com o Milan prevê o uso comercial da marca do clube. Além disso, a empresa terá direito a uma série de espaços para ações de relacionamento nas dependências da equipe.

O patrocínio foi captado pela Infront, parceira do Milan nessa área. O valor do negócio não foi revelado.


Fonte: Máquina do Esporte

Cruzeiro lança loja virtual para mais de 150 países


O Cruzeiro em parceria com a empresa Zezoo Fulfillment Solutions & Marketing Inc, lançou hoje sua mais nova loja online internacional. Este importante passo envolvendo o marketing do clube é sem dúvidas uma idéia pioneira na qual diversos outros clubes brasileiros deverão, em breve, seguir como exemplo.

A idéia é que brasileiros cruzeirenses que vivem no exterior possam comprar produtos oficiais do clube com segurança e ainda trazer um grande retorno financeiro e institucional para o clube, uma vez que a demanda já era forte.

A loja estará disponível para mais de 15o países, sendo que o principal foco será os Estados Unidos.


Fonte: futebolmarketing

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Jornal espanhol diz que Macrom será fornecedora do Betis


O Real Betis deve anunciar nos próximos dias a Macrom como sua nova fornecedora de material esportivo. A negociação ainda não foi confirmada oficialmente pelo clube, mas o jornal “Diario de Sevilla” divulgou um acerto entre a diretoria espanhola e a confecção de origem italiana.

A publicação não especificou valores, mas disse que o Betis será o principal patrocinado da Macrom no mercado espanhol. A empresa já é responsável por fornecimento de material esportivo do Mallorca no país europeu.

Além disso, a Macrom tem acordos com times como Napoli, West Ham, Leeds, Monaco e Sporting Braga. Representantes da diretoria do Betis já estiveram na sede da empresa, e o contrato deve ser fechado até 2016.

O principal entrave para a Macrom ser anunciada é o atual contrato que o Betis mantém com a Green Sport. A empresa criou a marca RBB para abastecer o clube até 2016, mas não tem conseguido atingir o padrão de distribuição almejado pela diretoria.

Por conta disso, a equipe espanhola cogita romper unilateralmente o contrato com a Green Sport. A empresa já foi notificada sobre essa intenção da equipe, e somente o acerto desse destrato impede o anúncio do novo patrocínio.

Em contrapartida, o Betis oficializou duas novas parcerias. O time espanhol fechou com a Sato Sport, empresa que abastecerá a academia da equipe, e com a Calzados Luyma, responsável por sapatos sociais para diretores e membros do estafe técnico.


Fonte: Máquina do Esporte

Conselho Deliberativo aprova Arena Pernambuco e Náutico deve vender estádio dos Aflitos


Apesar do discurso oficial, o Náutico deve vender o estádio dos Aflitos. O clube recebeu avaliação de que o local valeria R$ 200 milhões, quase dez vezes o orçamento anual.

Fontes ligadas ao clube, informaram que 90% dos conselheiros do clube aprovam a venda do estádio.
Só dois conselheiros publicamente são contra a venda.
Nesta semana o Conselho Deliberativo do Náutico aprovou a parceria para mandar jogos na Arena Pernambuco, a partir de 2013.

O contrato tem duração de 33 anos, período em que a construtora Odebrecht terá a concessão da Arena Pernambuco. As negociações foram feitas em confidencialidade, mas de acordo com o presidente do conselho, André Campos, o Náutico vai receber cerca de R$ 2 milhões apenas com a assinatura do contrato.


Por Murilo Girardelli e Gean Falco

Milan fecha patrocínio com empresa de cartões de crédito


O Milan fechou um novo patrocinador. Trata-se da CartaSi, empresa líder do segmento de cartões de crédito na Itália. O acordo teve intermédio da Infront, que auxilia o clube na busca por novos parceiros.

A presença no futebol não é novidade para a empresa. A CartaSi é patrocinadora de segundo escalão do Juventus e possui parcerias iguais a do Milan com Roma, Napoli, Inter e Bologna.

Pelo acordo, a CartaSi terá ampla visibilidade nos jogos e treinos do Milan, através dos painéis de LED instalados ao redor do campo. A empresa terá total liberdade para explorar a imagem do clube.


Fonte: mktesportivo.com

Sede do Cruzeiro pode ser leiloada


Uma dívida trabalhista com o goleiro André Doring, no valor de R$ 4 milhões, pode custar ao Cruzeiro sua sede no Barro Preto.

A sede está penhorada, o clube já perdeu em todas as instâncias e mesmo assim ofereceu pagar metade dos juros acumulados desde o início da ação, em 2004.

O Cruzeiro não fez seguro em caso de acidente de trabalho. A 29ª Vara do Trabalho de BH decidir se fará o leilão em duas semanas.


Fonte: Lancenet

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Banco BBVA vai patrocinar seleção Venezuelana de futebol


O banco BBVA Provincial é a nova instituição financeira oficial do futebol venezuelano. A empresa fechou contrato com a federação local para todas as categorias da seleção nacional, com duração até o fim de 2014. O valor do negócio não foi divulgado.

Pelo contrato, o BBVA Provincial será o banco oficial da Federação Venezuelana de Futebol (FVF). Com isso, terá direito de explorar comercialmente o nome da seleção local.

O BBVA também desfrutará de uma série de propriedades de publicidade estática em jogos e eventos oficiais da seleção venezuelana. O contrato também abrange as equipes femininas, o futebol de areia e o futsal.


Fonte: Máquina do Esporte

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Al Ahly fecha patrocínio recorde


O Al Ahly fechou um patrocínio recorde no futebol do oriente médio. A equipe que recentemente apresentou seu novo uniforme, fornecido pela Adidas, já o apresentou com o novo patrocinador.

Pelos próximos três anos, a Etisalat, empresa de telecomunicação dos Emirados Árabes, estampará sua marca na camisa do clube por 22.6 milhões de dólares no total.

Gamal El-Sadat, presidente da Etisalat, alegou que patrocinar o clube era o sonho da empresa desde a entrada no mercado egípcio.

A empresa entrou no lugar da Vodafone, que era parceira do clube desde 2002.


Fonte: mktesportivo.com

Patrocínios ratificam bipolarização no futebol espanhol


A negociação individual de direitos de mídia e a conseqüente concentração de receitas nas mãos de Barcelona e Real Madrid são conseqüentemente apontadas como razões do desequilíbrio no futebol espanhol. Contudo, não são as únicas. Levantamento feito pelo site “Qué.es” mostrou que patrocínios de camisa ratificam essa bipolarização entre os grandes e os outros.

Neste ano, o Barcelona acertou um contrato com a Qatar Foundation para estampar a marca no uniforme da equipe. O acordo renderá 171 milhões de euros ao clube até o fim da temporada 2015∕2016.

Os 34,2 milhões de euros anuais que o Barcelona recebe fazem do clube o líder em publicidade de uniforme no futebol espanhol. O segundo do ranking é o Real Madrid, que amealha 23 milhões de euros por ano da Bwin – com premiações e remuneração variável, esse montante pode chegar perto dos 30 milhões de euros por temporada.

Depois de Barcelona e Real Madrid, segue-se um abismo. Atualmente, Atlético de Madri, Valencia, Sevilla, Osasuna e Rayo Vallecano estão sem patrocinadores em seus uniformes.

Portanto, o terceiro maior patrocínio do futebol espanhol é o do Athletic de Bilbao, que recebe dois milhões de euros por ano da Petronor. O Levante recebe 1,75 milhão de euros da Comunidad Valenciana, o Betis tem acordo de 1,5 milhão por temporada com a Guipuzkoa e a Real Sociedad ganha um milhão de euros para divulgar Cancun como destino turístico.

O ranking de patrocínios da primeira divisão da Espanha segue ordem decrescente até o Racing Santander, dono de uma cota máster que rende apenas 400 mil euros por ano – contrato com a Chorizos Palacios. Málaga (Unesco) e Zaragoza (Proniño) usam os espaços nobres de seus uniformes para ações sociais.


Fonte: Máquina do Esporte

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Audi renova parceria com Barcelona


A Audi renovou até 2014 o contrato de patrocínio que mantém com o Barcelona. O novo acordo, cujos valores são mantidos em sigilo, contempla um aumento no número de propriedades. A montadora ocupa, a partir de agora, cota de parceiro premium da equipe catalã.

A principal novidade do novo patamar em que a Audi figura é o alcance. A montadora passa a ter direito de explorar a imagem do Barcelona em todo o planeta – antigamente, o contrato restringia essas ações ao território espanhol.

A Audi é parceira exclusiva do Barcelona no segmento automotivo. Além disso, a marca fornece carros para que os atletas entrem e saiam de treinos, jogos e eventos oficiais da equipe.

A relação comercial entre Audi e Barcelona começou na temporada 2006∕2007. O clube participa de eventos da marca na pré-temporada, e a empresa ainda desfruta de uma série de espaços para publicidade estática e ações de relacionamento em eventos da equipe catalã.


Fonte: Máquina do Esporte

Após sucesso na Liga Europa, Braga tem lucro recorde


O Sporting Clube de Braga foi a verdadeira revelação da passada temporada européia. O clube que derrotou equipes como Sevilla, Celtic, Arsenal, Liverpool e Benfica, já vinha com uma estrutura muito bem planejada após conseguir um excelente vice-campeonato português na temporada 2009/2010.

Em 2011 os “arsenalistas” fizeram grande campanha e chegaram à final da Liga Europa, sendo derrotados pelo também português, Porto. Antes disso, a equipe foi eliminada na primeira fase da UEFA Champions League, o que resultou num grande salto financeiro.

Estes resultados somados as vendas e jogadores como Mateus (Dnipro) e Moisés (Al-Rayyan), deram ao Braga um encaixe de 18,7 milhões de euros. Com estes valores o clube encerrou seu balanço financeiro da temporada com um lucro total de 5,2 milhões de euros, o maior na história.

Além disso, a venda de Silvio (Atlético de Madrid) por 7 milhões de euros não foi contabilizada, pois foi transferida para o balanço da temporada 2011/2012, assim como a do meia Pizzi, que foi emprestado (Atlético de Madrid) e tem sua transferência fixada em 15 milhões de euros.


Fonte: futebolmarketing

Governo - MG fecha patrocínio com os três clubes mineiros


Os três clubes de Minas Gerais que integram o Campeonato Brasileiro deverão ganhar nova marca nas respectivas camisas em breve. O governo do Estado mineiro decidiu compensar as perdas financeiras causadas pelo fechamento do Mineirão, atualmente em obras, com patrocínio de R$ 9,9 milhões para Atlético-MG e Cruzeiro.

O América-MG, por sua vez, receberá aporte inferior às 11 parcelas de R$ 900 mil a serem recebidas pelos adversários, mas esse valor não foi revelado. O governo irá inserir logotipo da Loteria Mineira abaixo do número, na parte traseira dos uniformes. Ainda não há data para a inserção da marca, mas ela deve ocorrer em outubro.

A negociação já foi concluída, e o acordo está em fase de análise de contratos. Por essa razão, os clubes já consideram o patrocínio como certo, sem possibilidades de malograr, embora os documentos ainda não tenham sido efetivamente assinados. As tratativas foram comandadas diretamente por presidentes das três equipes.

Desde que o Mineirão foi fechado para reformas, com a intenção de ser usado para sediar partidas da Copa do Mundo de 2014, os três rivais mineiros têm sofrido com a redução nas receitas. Mesmo depois de tentar jogar na Arena do Jacaré, no Ipatingão e no Parque do Sabiá, nenhum desses estádios se mostrou suficientemente lucrativo.

O plano inicial era que o estádio Independência, de posse do América-MG, fosse utilizado pelos três times durante o período de afastamento do Mineirão. Mas as obras na arena mineira, realizadas pelo governo estadual, atrasaram, e a previsão de abertura do local para receber jogos é somente para o primeiro semestre de 2012.


Fonte: Máquina do Esporte

Juventus passa a lucrar mais com novo estádio


A Juventus, atual líder da Serie A do Calcio, parece realmente estar no caminho para voltar à glória. Não só pelos bons resultados alcançados neste começo de temporada, mas por todo planejamento de reconstrução feito desde que o clube jogou a segunda divisão e ficou por mais de uma vez fora da UEFA Champions League.

Um dos principais motivos foi a construção do novo estádio, o primeiro particular dos clubes da primeira divisão italiana. Com ele, a Vecchia Signora lucrou em apenas três partidas (Parma, Bologna e Milan) cera de 4,2 milhões de euros. De acordo com o planejamento feito, até o fim da temporada este número deve aumentar para 27 milhões de euros.

Estes números devem ser, nos próximos anos, uma crescente e uma tendência para o, hoje, “falido” futebol italiano, que tem ficado para trás com relação aos grandes campeonatos europeus.


Fonte: futebolmarketing

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Real Madrid planeja reforma em estádio Santiago Bernabéu


O Real Madrid pretende fazer uma reforma contundente no estádio Santiago Bernabéu, com previsão de investimento de 250 milhões de euros, e já tem até um aval dos sócios para realizar a empreitada. A única coisa que o clube ainda mantém em sigilo é de onde vai tirar o dinheiro necessário para a obra.

Inaugurado em 1947, o Santiago Bernabéu já passou por quatro grandes intervenções de modernização. O Real Madrid pretende fazer um quinto procedimento para aumentar o potencial comercial do aparato – também está prevista uma ampliação de 10 mil lugares na capacidade, que saltaria a 90 mil assentos.

A proposta de uma nova intervenção na arena foi submetida por Florentino Pérez, presidente da equipe merengue, a uma assembléia de sócios. O projeto teve 786 votos favoráveis e dez sufrágios contrários.

A despeito da aprovação entre os sócios, o projeto ainda não foi detalhado. Pérez não explicou de onde o Real Madrid vai tirar dinheiro para o projeto, cujo prazo de conclusão está estipulado para 2014.

“Não vejo nenhum problema. Os recursos para a obra nós teremos, porque é um investimento”, disse Pérez ao jornal espanhol “El Economista”.


Fonte: Máquina do Esporte

Traffic paga US$ 45 milhões para entrar na Copa


A Traffic pagou US$ 45 milhões à vista pelo direito de comercializar as áreas de hospitalidade e os lugares VIP de todos os estádios da Copa do Mundo do Brasil em 2014.

A empresa de J. Hawilla calcula que deverá faturar seis vezes esse valor com a revenda, a partir de 2013, dos produtos que comprou em parceria com o Grupo Águia, operadora de turismo oficial da CBF.


Por Michael Ginobili

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Equipe de beisebol New York Yankees desbanca Manchester United como marca mais valiosa


A revista “Forbes” divulgou nesta semana o resultado de uma pesquisa anual que a publicação elabora sobre as 40 maiores marcas do esporte. O levantamento global teve como principal novidade uma mudança no topo. Antigo líder, o Manchester United foi desbancado pela Equipe de beisebol norte-americana New York Yankees.

O valor de mercado dos Yankees, segundo a “Forbes”, chegou a US$ 340 milhões em 2011. Esse total considera dados como contratos de patrocínio, venda de direitos de mídia, faturamento e custos da equipe. A marca da franquia teve evolução de 57% desde 2007.
Além da valorização, os Yankees ultrapassaram o Manchester United porque o time inglês sofreu com variações cambiais e pela desvalorização do dólar em comparação com a libra – em 2010, a marca do time inglês havia sido estimada em US$ 270 milhões.

O United superou o New England Patriots, da liga profissional de futebol americano (NFL), que vale US$ 146 milhões. A franquia teve ascensão na lista, tomando a posição em que em 2010 era do New York Mets (MLB).

O maior evento esportivo, em termos de marca, segue sendo o Super Bowl. A decisão do futebol americano tem, segundo o levantamento da “Forbes”, um faturamento de US$ 425 milhões divididos em anúncios (US$ 210 milhões), licenciamentos (US$ 140 milhões), bilheteria (US$ 60 milhões) e show do intervalo (US$ 15 milhões).


Fonte: Máquina do Esporte

Arsenal apresenta queda nos lucros


O Arsenal apresentou seu balanço financeiro referente ao últimos doze meses. O clube londrino teve queda nos lucros, que somaram-se £ 14.8 milhões.

Se compararmos em relação a temporada passada, durante o mesmo período, o Arsenal teve lucros de £ 56 milhões. Alguns fatores devem ser levados em conta nestes números, uma delas foi a falta de uma transferência de peso.

Outro fator primordial foi a diminuição das vendas dos imóveis no antigo estádio do clube, o Highbury. Suas vendas caíram para £ 30.3 milhões, em relação aos £ 157 milhões do ano anterior. Por outro lado, a dívida do clube diminuiu 28%, baixando para £ 98 milhões.

Outro quesito que registrou quedas foram as receitas do Arsenal, que passou de £ 380 milhões para £ 255.7 milhões. O clube tranqüiliza seu torcedor alegando que os números irão melhorar e o caixa está muito saudável, em função das recentes transferências de Cesc Fabregas e Samir Nasri na última janela.


Fonte: mktesportivo.com

Chelsea quer parte de Stanford Bridge pertencente a fundo


Aumentar Texto Nesta segunda-feira, o Chelsea anunciou que buscará a compra da participação na área de Stamford Bridge que foi vendida para um fundo formado por um grupo de torcedores nos anos 1990. A proposta estaria ligada ao movimento na intenção de construir um novo estádio para 60 mil pessoas.

Na época, segundo o jornal inglês Guardian, a Chelsea Pitch Owners pagou 10 milhões de libras pela área. Agora, a garantia para o negócio seria de construir a nova arena num raio máximo de 4,8km do atual palco caso o clube decida se mudar antes de 2020.

O presidente do Chelsea, Bruce Buck, disse que o clube já explorou a possibilidade de redesenhar o estádio atual, mas a ideia tem se mostrado pouco prática ou muito cara. Ainda de acordo com o Guardian, o clube londrino tem analisado nos últimos anos alguns terrenos que poderiam superar a capacidade de público e de vendas do Emirates Stadium, estádio do Arsenal.

Buck, porém, negou que a diretoria já tenha tomado alguma decisão sobre a mudança ou não. "Mas, como qualquer negócio, temos de estar ao menos preparados para nos mudarmos".


Fonte: ESPN.com.br