quarta-feira, 26 de outubro de 2011

La Masia, a fabrica de craques do Barcelona esta de casa nova


O Barcelona abriu as portas da casa formadora de futuros craques. Inaugurada há poucos dias, a nova La Masia promete ser a continuação de um velho projeto que começou em outubro de 1979 com um centro de treinamentos localizado ao lado do Camp Nou.

Pelo Campeonato Espanhol, o técnico Guardiola manteve-se fiel à política de aproveitar as promessas e colocou o atacante Cuenca entre os titulares na vitória sobre o Granada por 1 a 0, na Andaluzia. O canterano não fez feio, disputou os 90 minutos e criou boas oportunidades. Foram oito jogadores formados na velha La Masia em campo.


A principal novidade é a criação de uma escola dentro das próprias instalações do moderno centro de treinamento. Deste modo, os residentes não precisam se deslocar para estudarem, como ocorreu nos últimos 32 anos.

O projeto consiste em priorizar a educação e formação dos atletas, além de torná-los divulgadores da cultura “Mais do que um clube”. Desde os primeiros toques na bola, os meninos aprenderão os valores e o estilo de jogo como se estivessem no time principal.

Pai do recém-promovido Thiago Alcântara, o ex-jogador da seleção brasileira Mazinho revela detalhes da rotina dos jogadores das canteras e a preocupação com os estrangeiros.

– O garoto que vem de fora da Espanha recebe toda atenção e assistência. O clube providencia hotel e bilhetes de transporte público para a família. O Barcelona considera muito importante a presença dos pais no crescimento dos filhos. As visitas eram permitidas durante os finais de semana – destacou.


De La Masia para o mundo

Entre os mais de 500 moradores do prédio antigo de La Masia estão Messi, melhor do mundo nos últimos três anos, Guardiola, atual treinador do Barcelona, e jogadores que contribuíram para a maior glória do futebol espanhol (o título mundial no ano passado): Valdés, Puyol, Piqué, Busquets, Fàbregas, Xavi, Pedro e Iniesta. A lista parece sem prazo para ter fim.


Fonte: Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário