sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

TV árabe Al Jazeera compra direitos de Copas de 2018 e 2022


A rede Al Jazeera, do Qatar, tornou-se a primeira emissora de TV a comprar os direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2018 e de 2022 para o Oriente Médio e para o norte da África.
Em dezembro, a Fifa elegeu a Rússia como sede do Mundial-2018. Já o Qatar abrigará o torneio em 2022.

O valor pago pela Al Jazeera para as duas Copas do Mundo não foi divulgado.

A emissora qatariana transmitirá os torneios de 2018 e 2022 via cabo, satélite e terrestre, por celular e em banda larga para 23 países, entre eles Arábia Saudita, Argélia, Egito, Irã, Iraque, Líbano, Marrocos e Síria.

Será mais uma investida no futebol da TV do Qatar, que se tornou mundialmente famosa, ao longo da década passada, pelas coberturas de conflitos no Oriente Médio.
Hoje, a rede Al Jazeera possui cerca de dez canais esportivos --dois deles para a TV aberta-- e transmite todos os jogos de torneios locais.

A emissora também já comprou os direitos da Copa de 2014, no Brasil, depois de transmitir um Mundial pela primeira vez, o da África do Sul, no ano passado.
Inclusive, durante a Copa sul-africana, milhares de espectadores da TV árabe não puderam assistir a algumas partidas por defeitos nas transmissões via satélite.

Na época, a emissora pediu ao governo da Jordânia que investigasse o caso, por suspeitas de que o sinal da Al Jazeera tivesse sofrido interferências naquele país.

Além das Copas do Mundo de 2018 e 2022, a TV qatariana acertou com a Uefa, no final do ano passado, a compra dos direitos de transmissão da Copa dos Campeões e da Liga Europa até 2015.

Tornou-se a única emissora que transmite, no Oriente Médio e no norte da África, os dois principais interclubes do continente europeu.

Recursos não faltam para os pesados investimentos da emissora qatariana na transmissão de jogos de futebol.

A Al Jazeera é bancada pelo emir Hamad bin Khalifa Al Thani, governante do Qatar desde 1995 e detentor de uma fortuna avaliada em 50 bilhões de libras (cerca de R$ 132 bilhões).


Por Arlindo Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário