quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Liga Espanhola domina ranking de licenciamento


Foi divulgado pela SPORT + MARKT um ranking sobre a arrecadação em merchandising e licenciamentos das ligas da Europa.

A Liga BBVA foi apontada como a liga que mais arrecada, principalmente pela forte atuação de Real Madrid e Barcelona neste setor. Ao todo, foram 190 milhões de euros arrecadados em licenciamento.

Com 168 milhões de euros, a Premier League aparece logo abaixo da espanhola, mas com um dado positivo. Diferente da Espanha, onde Real e Barça são responsáveis por quase todo o arrecadado, na Inglaterra o valor é mais uniformemente dividido.

A Bundesliga vem em terceiro com 130 milhões de euros, a Série A italiana com 77 milhões de euros e a Ligue 1 Francesa, 67 milhões de euros, completam a lista.

O produto mais vendido pelos clubes continuam sendo os uniformes de jogo. Na temporada 2009/2010, foram vendidas 13.7 milhões de camisas, sendo Nike e Adidas detentoras de 83% destas vendas. Outras marcas, que representam os 17% restantes, venderam 2.3 milhões de camisas.

Para Andreas Ullmann, Consultor da SPORT + MARKT, a venda de uniformes chega a representar 50% do valor arrecadado com licenciamento.

Entre os clubes, os dez que mais geram receita em licenciamento são, respectivamente: Real Madrid, Barcelona, Liverpool, Bayern, Olympique Marseille, Manchester United, Milan, Internazionale, Lyon e Fenerbahce


Fonte: http: mktesportivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário