sexta-feira, 22 de abril de 2011

Grupo americano compra time da Roma


Um grupo de investidores americanos, liderado pelo magnata de Boston Thomas DiBenedetto, fechou nesta semana a compra da Roma da italia.

Em entrevista coletiva concedida em Boston o empresário Thomas DiBenedetto, confirmou a compra do time italiano "O negócio está fechado". Com a confirmação da venda, chega o fim à dinastia da família Sensi, que há 18 anos comandava o gialorosso.

As negociações foram conduzidas por Paolo Fiorentino, vice-presidente do banco Unicredit, e maior credor do clube.
No ano passado, o Banco Unicredit adquiriu parte do clube italiano e mesmo com a venda do controle, ficara com 40% das ações.
O Unicredit, já si manifestou, que planejando em breve ceder parte de sua cota a um investidor italiano no futuro.

Thomas DiBenedetto desembolsou € 50 milhões para ter 60% das ações do clube. Em pouco tempo, terá que investir outros € 45 milhões, que servirão para sanar as perdas do clube na temporada e enquadrar a Roma nos novos parâmetros de Fair Play Financeiro exigidos pela UEFA.

A divisão do clube é feita em 60% para DiBenedetto e de 40% para o banco italiano UniCredit.

A compra transforma a Roma na primeira equipe da séria A italiana sob o controle de estrangeiros.

DiBenedetto é sócio do grupo de investimentos New Ventures Sports, de New England, proprietário do Reds Sox, da Liga de Beisebol, e do time inglês de futebol Liverpool.

Em seus 83 anos de vida, a Roma levantou somente 3 Campeonato Italianos, em 1942, 1983 e 2001. Conquistou também 9 copas da Itália e Supercopa da Itália 2.

Em recente pesquisa divulgada pelo jornal Gazzetta Dello Sport, a Roma aparece com a quarta maior torcida da Itália, perdendo apenas para Juventus, Inter e Milan.


Por Michael Ginobili e Murilo Girardelli

Um comentário:

  1. Parece ser a nova ordem do futebol mundial, sobretudo na Europa, onde a Inglaterra deu inicio a este tipo de investimento e batuta.

    Para um clube com pouca expressão ao se falar em títulos, os valores não são nada ruins para a Roma, que possui uma apaixonada e enorme torcida.

    Excelente post.

    Saudações!!!

    ResponderExcluir