quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A Puma no mercado Africano


A indústria desportiva e em particular a do futebol espera que o Mundial 2010 na África do Sul possa significar um impulso considerável na sua economia e afastar definitivamente os reflexos negativos causados pela crise mundial. A marca de equipamentos desportivo Puma é líder do mercado Africano, segundo o seu chefe-executivo Jochen Zeitz o continente Áfriano foi responsável por 3% dos 2.500 milhões de Euros (cerca de 75 milhões de Euros) das receitas da Puma no ano de 2008.
A Puma irá enfrentar grande concorrência da Nike e da Adidas na disputa da liderança do mercado Africano durante o mundial de futebol, embora com um investimento em publicidade bastante inferior ao dos seus adversários, que apresentaram recentemente orçamentos de marketing fantásticos tendo em vista o Mundial 2010, a Puma é uma marca consolidada no continente, equipando 11 selecções de futebol e contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento Africano, ao comprar o algodão para os seus produtos a produtores locais.
Estando na terceira posição no ranking mundial das marcas desportivas, a Puma não vive dias de abundância, o que se reflectiu nos resultados financeiros da empresa respeitantes ao primeiro trimestre de 2009 onde a empresa não obteve lucros. Em resposta a esta estagnação a Puma lançou um programa de reestruturação no valor de 110 milhões de Euros. O programa foi um sucesso e nas contas do segundo semestre a empresa apresentou lucros no valor de 63 milhões de Euros.
Num mercado muitas vezes esquecido pelas grandes marcas desportivas mundiais a Puma manteve-se sempre como a marca preferida dos Africanos, no entanto a ofensiva será grande por parte dos concorrentes e veremos depois do evento qual das 3 marcas conseguiu mais sucesso. Para já a a Puma conta com um reforço de peso nas suas fileiras, Samuel Etoo o actual melhor jogador Africano.

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