quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Os 12 clubes mais valiosos do Brasil


A consultora financeira Crowe Horwath RCS, publicou recentemente um estudo onde avalia a marca dos maiores clubes brasileiros. Para a elaboração do estudo foram levados em conta entre outros dados financeiros, as receitas geradas pelos clubes entre 2003 e 2008. O estudo incluí também o perfil e hábitos dos adeptos, dados de marketing e publicidade, estádios, bem como a importância dos emblemas nos média.

Assim segundo a consultora, o campeão brasileiro Flamengo é o clube com a marca mais valiosa, sendo estimada em R$ 568 milhões (226,6 milhões de Euros). O valor total dos 12 clubes alcança os R$ 3.242 milhões (1.295 milhões de Euros), prevendo-se que a quando do mundial 2014 a realizar-se no Brasil este valor aumente para valores 2 vezes superiores aos actuais.

Os 12 clubes mais valiosos do Brasil (2009):
Flamengo – R$ 568 milhões (226 milhões de Euros)
Corinthians – R$ 563 milhões (225 milhões de Euros)
São Paulo – R$ 552 milhões (221 milhões de Euros)
Palmeiras – R$ 420 milhões (168 milhões de Euros)
Internacional – R$ 231 milhões (92 milhões de Euros)
Grêmio – R$ 214 milhões (85 milhões de Euros)
Cruzeiro – R$ 139 milhões (55 milhões de Euros)
Santos – R$ 135 milhões (54 milhões de Euros)
Vasco da Gama – R$ 122 milhões (48 milhões de Euros)
Fluminense – R$ 109 milhões (43 milhões de Euros)
Botafogo – R$ 97 milhões (38 milhões de Euros)
Atlético Mineiro – R$ 92 milhões (36 milhões de Euros)


Embora os valores sejam significativos, estão longe de alcançar os valores das marcas dos maiores clubes Europeus e nem o valor conjunto dos 12 clubes Brasileiros conseguem superar o clube mais valioso do mundo, o Manchester United.

Nenhum comentário:

Postar um comentário