quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
As multinacionais Japonesas no futebol
Na Europa existem clubes como o PSV Eindhoven e Bayer Leverkusen que nasceram a partir de empresas, quando os seus trabalhadores gozavam os seus tempos livres a praticar desporto. Esse paternalismo empresarial há muito que desapareceu no continente europeu, mas no Japão não é assim.
A actual crise econômica e a falta de identificação dos trabalhadores com as suas empresas também afecta os Japoneses. Muitas empresas estão a abandonar as suas equipas desportivas, que incluem uma série de modalidades, mais de 300 equipas já desapareceram na última década. Muitas delas tornaram-se independentes, passando a procurar patrocinadores e publico mais ligado às suas áreas residenciais em detrimento dos locais de trabalho.
As primeiras competições de futebol no Japão foram entre empregados de empresas. Com o tempo as equipas foram-se organizando e passaram a disputar campeonatos organizados pela AJP (Associação Japonesa de Futebol), no entanto a popularidade do desporto foi aumentando e em 1993 surgiu a necessidade de criar a Liga Profissional (J-League) que veio melhorar o nível competitivo. As bases da nova liga foram as equipas das grandes empresas que se destacavam nas ligas amadoras. Algumas empresas acharam que para terem sucesso nesta experiência, deviam ampliar a sua base de apoio, através do envolvimento dos governos de província e municipais, incorporando as suas equipas nas capitais, criando uma identificação territorial.
Os maiores clubes Japoneses nascidos de empresas multinacionais:
Gamba Osaka – Propriedade da Matsushita Electric Industrial (Panasonic), Omiya
Ardija do grupo de telecomunicações NTT e da Kawasaki Frontale da Fujitsu.
Urawa Red Diamonds – Fundado em 1951 através da equipa da empresa Mitsubishi Motors Corp. e do governo das províncias de Saitamal.
Kashiwa Reysol – Criado pela Hitachi e pelo governo local de Kashiwa.
Kashima Antlers FC – Criada pelo Grupo Sumitomo, governos e empresas locais.
Jubilo Iwata – Fundado em 1972 pela Yamaha Motor Co. Que mais tarde criou a Yamaha Football Co. para gerir a equipa, incorporando o jornal The Shizuoka Shimbun e a cadeia de TV Shizuoka Broadcasting System.
Sanfrecce Hiroshima – Criado por um grupo de adeptos da Mazda. A empresa participa no capital do clube, mas devido à crise económica foi criado um consórcio onde também participa a administração da província e cerca de 50 empresas locais.
FC Tokyo – Teve origem na empresa Tokyo Gas, a qual não foi capaz de profissionalizar a equipa, como tal criou parcerias com 200 empresas locais.
Nagoya Grampus – Criado a partir da Toyota, no entanto a empresa não se mostrou interessada em ter um papel destacado na sua gestão, embora continue a patrocinar o clube. Foi criada uma sociedade de diversas empresas locais para gerir o clube.
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