quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Em um ano, Corinthians bate Manchester na história


A "hypermarcas" que se transformou o uniforme do Corinthians rendeu ao clube o patrocínio recorde de uma camisa no Brasil e, também, um outro dado interessante. Apenas no acordo com o grupo Hypermarcas, o clube paulista conseguiu ter mais patrocinadores estampados na camisa do que o Manchester United em toda a sua história.

O clube inglês, que a partir de agosto jogará com a marca AON na camisa, só teve até hoje três patrocinadores de camisa. Sim, você não leu errado. Entre 1982 e 2000, a empresa de eletrônicos japonesa Sharp estampou sua marca no uniforme vermelho. Depois, foi a vez de a Vodafone, de telefonia celular, patrocinar o clube, que nos últimos anos teve a instituição financeira AIG na camisa. Dela, o Manchester recebe cerca de 21 milhões de euros ao ano. Com a AON, o valor vai ficar ainda maior: 23,25 milhões anuais.

A distância econômica, cada vez menor, entre Europa e Brasil, justifica parte dessa diferença entre os aportes que os dois clubes conseguem. Só que há também uma explicação técnica para essa diferença. O Manchester vende, ao patrocinador, uma exposição limpa da marca. Não há disputa com outras empresas pelo reconhecimento e associação do logotipo da empresa. No caso do Corinthians, serão ao menos seis logotipos diferentes estampados apenas na camisa. Os quatro da Hypermarcas, o da Nike e o símbolo do clube.
É muito bom o Corinthians bater recorde de arrecadação com o patrocínio em sua camisa. Mas, para o futuro do patrocínio nos uniformes de futebol, esse modelo pode estar com os dias contados. Não só pela poluição visual que causa, mas por exigência dos próprios patrocinadores

Nenhum comentário:

Postar um comentário