sábado, 21 de maio de 2011

FC Porto e Pinto da Costa, uma parceria de sucesso entre clube e cartola


O Futebol Clube do Porto, um dos maiores clubes portugueses, assim como muito respeitado em todo o continente europeu é, talvez, um dos clubes de maior sucesso nos últimos 30 anos. Isso deve-se em grande parte a um nome: Jorge Nuno Pinto da Costa.

Presidente do Porto desde 1982, ele revolucionou o clube com sua administração ousada e altamente competente. Quando assumiu o clube da “cidade invicta”, o Porto era apenas a terceira força do futebol português, atrás de Sporting e Benfica, com aproximadamente metade dos títulos dos clubes lisboetas.

Após assumir a administração do clube, Pinto da Costa desenvolveu vários projetos que se destacaram no extra-campo e, depois, refletiu-se também dentro dele.

Das várias obras que realizou à frente do Porto destacam-se:

Criação da Loja Azul, em 1983;
Criação da Revista Dragões, em Abril de 1985;
Criação dos prêmios Dragão de Ouro, em 1986;
Criação da seção de esporte adaptado em 1986;
Criação da FC Porto, Futebol, SAD, e da FC Porto, Basquetebol, SAD, em 1997;
Construção do Estádio do Dragão, inaugurado em 2003;
Remodelação do Campo da Constituição (agora denominado Vitalis Park);
Construção do Dragão Caixa, inaugurado em 2009.
Em campo, os títulos se multiplicaram.

18 Ligas Portuguesas
11 Taças de Portugal
16 Supertaças de Portugal
2 Ligas dos Campeões da UEFA
2 Taça UEFA/Liga Europa
1 Supertaça Europeia
2 Taças Intercontinentais (Mundial de Clubes)

Pinto da Costa é reconhecido também pelas ótimas negociações em compra e venda de jogadores e treinadores. Nos últimos anos nomes como José Mourinho, Vítor Baia, Ricardo Carvalho, Deco, Pepe, Ricardo Quaresma, Lisando Lopez e Lucho Gonzalez foram destaque em grandes conquistas pelo clube. Além de nomes que mesmo sem fazer tanto sucesso, são grandes craques como Diego e Luis Fabiano.

Hoje, destacam-se ainda o técnico André Villas-Boas, ex auxiliar de Mourinho, e jogadores como os brasileiros Hulk e Hélton e o colombiano Radamel Falcão, artilheiro da última Liga Europa.

Naturalmente amado pelos portistas e odiado pelos rivais, Pinto da Costa já foi diversas vezes acusado de comprar árbitros e clubes menores, e por isso ganhou o apelido de “O Mafioso”.
Mas com todos estes números a favor, que torcedor não iria querer um cartola destes.


Fonte: futebolmarketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário