sábado, 30 de janeiro de 2010

Os clubes estão endividados


Afundados em dividas os clubes brasileiros buscam desesperadamente alternativas como patrocínios, programa de sócios e marketing. Uma das saídas é a venda de atletas da base, mas a maioria deixou de investir forte nessas categorias e por isso não tem retorno, alem disso tem muitos atravessadores como os empresários de jogadores por exemplo. Alguns clubes já ascenam com uma luz no fim do túnel, com eleição de novos presidentes com credibilidade e honestidade. Os exemplos mais claros são do Corinthians e do Vasco da Gama e agora do Flamengo. O São Paulo, tido por especialistas, como o clube mais organizado e estruturado do pais vê a sua divida aumentar a cada ano, pois nem sempre o dinheiro que sobra é usado para quitar dívidas.

Campeões de dívidas: (valores aproximados)
Vasco da Gama....308 milhões
Flamengo.............278 milhões
Fluminense.........272 milhões
São Paulo............143 milhões
Corinthians........118 milhões
Palmeiras..........55 milhões

Hoje a economia do Brasil é uma das mais fortes e sólidas do mundo, um exemplo para os clubes, basta seriedade e honestidade na administração. Mas nem sempre foi assim.
Quem são os culpados por dividas tão elevadas? Os dirigentes ou a antiga situação econômica do pais?

Um comentário:

  1. Mas a verdade é que a profissionalização do futebol no brasil esta amadurendo , mas de forma lenta... para quitar dividas, por exemplo ,é necessario realizar acordo com os credores, para estancar crescimento da divida a longo prazo (mais de um ano) e praticas de austeridade financeira, ou seja, gastar os limites dentro das possibilidades do caixa....

    ResponderExcluir