sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O grande negócio da Batavo


Em 2009, a maior exposição do futebol brasileiro esteve com o Corinthians. Desde a contratação de Ronaldo até a conquista da Copa do Brasil, o canhão da mídia ficou voltado para o Timão. E, com isso, quem se deu muito bem nessa exposição toda da mídia foi a Batavo. No final das contas, os R$ 18 milhões investidos para estampar a marca na camisa corintiana foram bem retornados.
Agora, porém, a Batavo deixou o Corinthians.
Justamente no ano do centenário e da tão sonhada disputa do título da Copa Santander Libertadores. E, por mais estranho que possa parecer, a Batavo aparentemente parece ter feito um grande negócio.
Porque a saída do Corinthians não significou a saída do futebol. Pelo contrário. A marca está mantida no clube que disputa ao lado do Timão a exposição da mídia. No Flamengo, a Batavo terá uma abrangência tão grande ou até maior do que a que teve no ano passado. E isso se justifica. Nas transmissões da TV, sempre é dada preferência ao Flamengo, que tem a torcida mais "espalhada" pelo país. Sendo assim, a marca continuará a estar viva na mente das pessoas. Além disso, o uniforme rubro-negro não será uma "salada" de marcas, preservando e aumentando o reconhecimento da Batavo.
Por fim, e talvez o mais curioso nessa história toda, é o ambiente de um clube e de outro. O Flamengo não terá um ano tão desgastante pela frente. A pressão que se coloca sobre um título da Libertadores para o Corinthians é absurda. E isso pode, na ponta final do negócio, interferir até mesmo na relação do torcedor com os patrocinadores do clube.
Isso sem falar na questão financeira. Em vez de R$ 38 milhões para o Timão, a Batavo faz um investimento R$ 13 milhões mais "barato". De fato, não tem do que se arrepender.

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