sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Momento histórico: Barcelona fecha acordo de patrocínio para a camisa


O Último dos Moicanos cedeu ao capitalismo que vem transformando o futebol em um negocio.
O diferencia e o charme que existia pela camisa mítica do Barcelona sem patrocínio (o que diferenciava o clube dos demais), não existira mais a partir da temporada 2011/2012!

Hoje o Barcelona anunciou oficialmente que terá a (Qatar Fundation) como patrocinadora máster a partir da temporada 2011/2012. O contrato, inédito na história do clube é válido até 2016, e pagará a quantia recorde de 30 milhões de euros por ano. O maior acordo comercial da historia do futebol!

Esta é a primeira vez em 111 anos de existência que uma empresa terá sua marca exposta na camisa do Barcelona. No momento, o clubes carrega a marca da Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância.Pra isso, paga à instituição 2 milhões de euros anualmente.

Para ceder o espaço em sua camisa, o Barcelona abriu exceção para a Qatar Fundation por não se tratar de uma marca comercial, o que teoricamente faz com que o anúncio não seja um patrocínio de fato.
A instituição foi criada em 1995 pelo xeque Hamad Bin Khalifa Al Thani, emir do Qatar. Sua função é investir em educação e em desenvolvimento social e contribui com diversas universidades, e um parque de ciência e tecnologia.


Independente da intenção do Qatar Fundation, o Barcelona receberá uma quantia recorde para colocá-la no uniforme. Com 30 milhões de euros (cerca de R$ 67 milhões) por ano, mais bonificações por cada título conquistado.

Com esses valores o Barça ficará a frente de Real Madrid, seu maior rival, e de Manchester United. Ambos tinham o maior acordo por patrocínio máster no futebol até então, com a quantia de 23 milhões de euros anual.

Segundo uma fonte ligada ao clube, o motivo para o acordo foi a grave situação econômica do clube.
O Barcelona necessita de dinheiro para enfrentar uma dívida que, oscila entre 420 e 430 milhões de euros (cerca de R$ 950 milhões).

O Barcelona ainda não divulgou o que fará com o apoio à Unicef quando a nova marca estiver na camisa do clube.
Mas o mais provável e que a logomarca das unidas ira para as mangas da camisa.


Por Michael Ginobili e Julio Velasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário