quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Corinthians é a marca mais valiosa do futebol Brasileiro
Dono da maior torcida do Brasil, clube que coleciona fãs por todo o País, o Flamengo segue poderoso, mas já não ostenta a liderança do ranking das marcas mais valiosas do futebol nacional. As muitas ações de marketing desde a chegada do Fenômeno Ronaldo e, principalmente, do centenário do clube, além da grande presença de público nos estádios, levaram o Corinthians, a se tornar a marca de maior valor em 2010: R$ 749,8 milhões, segundo estudo realizado pela Crowe Horwath RCS.
O São Paulo, reconhecido pela atenção a sua área de marketing, também conseguiu importante avanço e assumiu o segundo lugar, com R$ 659,8 milhões. O Flamengo agora é o terceiro, com a marca avaliada em R$ 625,3 milhões. Enquanto o Palmeiras se manteve na quarta posição (R$ 444,1 milhões), o Vasco ganhou duas em relação a 2009 e agora é sétimo. O campeão brasileiro Fluminense e Botafogo caíram uma posição cada.
A metodologia utilizada pela Crowe Horwath RCS neste ano foi a mesma de 2009, com 18 diferentes variáveis entre dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo da torcida e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados.
As informações financeiras foram extraídas das demonstrações contábeis dos clubes e não foram considerados os recursos com transferências de atletas. Os valores diretamente relacionados ao cálculo do valor da marca foram consolidados em quatro macrorreceitas: marketing, estádio, sócios e mídia.
Ranking dos dez clubes que mais arrecadaram com patrocínios em 2010
Corinthians R$ 59,5 milhões
Flamengo R$ 57 milhões
São Paulo R$ 46 milhões
Palmeiras R$ 27,7 milhões
Santos R$ 24,5 milhões
Cruzeiro R$ 23 milhões
Grêmio R$ 22,1 milhões
Vasco R$ 21,2 milhões
Atlético Mineiro R$ 21 milhões
Fluminense R$ 18,5 milhões
Por Julio Velasco
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário