terça-feira, 13 de setembro de 2011
Flamengo passa São Paulo e tem segunda marca mais valiosa do futebol brasileiro
O valor de mercado da marca Flamengo em 2011 chegou a R$ 689,5 milhões, tornando-se a segunda mais valiosa do futebol brasileiro, ultrapassando a marca do São Paulo, avaliada em R$ 664,2 milhões por um estudo publicado nesta terça-feira pela empresa BDO RCS Auditores Independentes e que aufere o valor das marcas dos 12 principais clubes do futebol brasileiro desde 2004.
A marca Corinthians segue em primeiro lugar, valendo R$ 867 milhões. A ordem completa do ranking é: Corinthians, Flamengo, São Paulo, Palmeiras, Internacional, Santos, Grêmio, Vasco da Gama, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense e Botafogo. O presidente da BDO, Raul Corrêa da Silva, é diretor financeiro do Corinthians. Até o ano passado, quem liderava o ranking era o São Paulo.
O RANKING DAS MARCAS
Clube Valor da marca (em milhões de R$)
Corinthians 867
Flamengo 689,5
São Paulo 664,2
Palmeiras 452,9
Internacional-RS 277,9
Santos 227,9
Grêmio 224,6
Vasco 162,4
Cruzeiro 151,3
Atlético-MG 150,5
Fluminense 135,7
Botafogo 90,7
O valor medido para a marca Flamengo representa uma evolução de 10% em relação ao ranking de 2010 e 114% em comparação com o de 2004. Segundo o estudo, o rubronegro da Gávea possui uma marca diferenciada no mercado brasileiro graças ao tamanho de sua torcida, tanto no estado do Rio de Janeiro quanto no resto Brasil. O Flamengo tem a maior torcida do país em todas as classes sociais, embora diminua sua participação entre os mais ricos e aumente entre os mais pobres. "A sua marca é líder também entre os jovens, e lidera de forma incontestável a preferência dos torcedores do Rio de Janeiro", aponta o estudo. Outro ponto forte da sua marca é a grande participação em todos os estados do Brasil.
Entre as receitas que mais contribuíram para o crescimento do valor da marca do clube se destaca a receita com marketing, que atingiu R$ 44,2 milhões em 2010, evolução de 191% em comparação com 2009 e 163% em relação a 2004, e bilheteria dos jogos do clube, que produziram R$ 17,3 milhões em 2010, crescimento de 278% nos últimos sete anos.
Já a marca Corinthians, a mais valiosa do país, tem valor de mercado de R$ 867 milhões. O valor é 16% superior ao auferido em 2010 e 203% maior que o de 2004.
De acordo com o estudo, o crescimento deste ano do time do Parque São Jorge foi resultado direto da evolução de suas receitas de marketing, cotas de TV e clube social. O clube é líder absoluto da preferência dos torcedores no estado de São Paulo, e é vice-líder na preferência nacional entre os times brasileiros. Além disso, permanece como a maior torcida da região Sudeste.
O clube apresenta concentração entre os torcedores jovens e crescimento nas camadas de maior poder aquisitivo, embora sua maior força esteja entre os torcedores com renda familiar mensal de cinco a dez salários mínimos. Outro aspecto importante para a marca do clube é a grande quantidade de jogos transmitidos na TV, o que gera fortalecimento de sua base de torcedores e desperta o interesse de empresas patrocinadoras.
ENTENDA O ESTUDO
A auditoria responsável pela análise levou em conta 18 diferentes variáveis, entre dados financeiros históricos dos clubes, informações publicadas em pesquisas com os torcedores, dados de marketing esportivo, hábitos de consumo dos torcedores e dados sociais e econômicos do mercado em que atuam os clubes analisados.
Entre as receitas que mais contribuíram para o crescimento do valor da marca do clube se destaca a receita com patrocínio, que superou R$ 47,3 milhões em 2010, uma evolução de 270% em relação a 2004, e a bilheteria dos jogos do clube, que produziram R$ 29,4 milhões em 2010, crescimento de 473% nos últimos sete anos. Além disso, o clube no último exercício apresentou receitas com cotas de TV de R$ 54,9 milhões, evolução de 244% em relação a 2004.
Já o São Paulo, que caiu uma posição no ranking desta edição do estudo, teve sua marca avaliada em R$ 664,2 milhões, valor 1% superior a 2010 e 95% maior que a de 2004, quando liderou o ranking. "O Tricolor do Morumbi, mesmo tendo uma torcida inferior a Flamengo e Corinthians, conseguiu desenvolver sua marca, e sempre figurar entre as mais valiosas
do Brasil", aponta a análise.
O Palmeiras permaneceu consolidado no quarto lugar, com valor de R$ 452,9 milhões, evolução de 2% em relação a 2010 e 117% em comparação com 2004. O time do Parque Antártica ampliou suas receitas, especialmente com marketing, cotas de TV e bilheteria. Além disso, possui uma base de torcedores extremamente valiosa para os negócios do clube, mas, segundo as pesquisas com o torcedor, perdeu participação da década de 90 para os dias atuais.
Fonte: BDO RCS
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