sexta-feira, 12 de março de 2010
Real encara prejuízo após queda precoce
O Real Madrid investiu mais de 300 milhões de euros no biênio 2008/2009 para formar um elenco badalado. Foram contratados jogadores que já receberam da Fifa o título de melhor do planeta, como o brasileiro Kaká e o português Cristiano Ronaldo. E mesmo com todo esse aparato, a equipe espanhola foi eliminada pela sexta vez consecutiva da Liga dos Campeões da Europa nas oitavas-de-final, resultado que já iniciou contas sobre o prejuízo gerado.
Projeções colocam o dinheiro que o Real Madrid deixou de faturar com a queda precoce na Liga dos Campeões entre 60 e 70 milhões de euros. Esse valor considera apenas premiações, bilheterias e ganhos relacionados diretamente ao torneio.
O problema é que o prejuízo do Real Madrid pode ser ainda maior. A decisão da Liga deste ano acontecerá no estádio Santiago Bernabéu, em Madri, e a diretoria merengue apostava na chance de disputar o título em casa para alavancar uma série de ações de marketing. Além disso, o presidente Florentino Pérez pretendia usar o desempenho como mote para renegociar contratos de patrocínio - ele já havia apostado nos reforços badalados para isso.
Com base em um estudo feito pela Mastercard sobre a edição passada da Liga dos Campeões, o prejuízo do Real Madrid com a eliminação gira em torno de 70 milhões de euros. O time merengue amealhou 40 milhões de euros por ter chegado às oitavas-de-final desta temporada.
Todavia, existe uma análise um pouco menos pessimista. Para Simon Chadwick, professor da Coventry University Business School, na Inglaterra, o Real Madrid deixou de faturar 60 milhões de euros. "Muitas pessoas têm preocupações sobre a capacidade que o time tem de gerar retorno sobre o investimento feito. Esse resultado prejudica gravemente o modelo de negócios", opinou o pesquisador em entrevista à "Bloomberg".
A eliminação ainda corrobora um cenário negativo em outras esferas. Nesta temporada, o Real Madrid viu a média de público de seus jogos cair de 73.157 para 67.461. Além disso, segundo dados da Adidas, o clube tem atingido um número de venda de camisas inferior a equipes como Chelsea e Liverpool, também patrocinados pela marca.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Boa Noite, agradeço imensamente por ser um seguidor do meu blog, e ja vou adiantando que achei o seu blog muito interessantes,e muito informativo.
ResponderExcluirParabens pela iniciativa.
Bjos