terça-feira, 9 de agosto de 2011

Paris Saint Germain é o novo Manchester City?


Para a próxima temporada, há uma nova equipe a ser acompanhada de perto. Seguindo modelos adotados por Chelsea e Manchester City, que foram vendidos a grupos estrangeiros, no meio do ano o Paris Saint Germain entrou para este seleto grupo.

Tamim Bin Hamad Al Thani, dono do grupo Qatar Sports Investments, adquiriu 70% das ações do clube e agora tentará transformar o PSG em uma potencia do futebol.

Na década de 90, o clube já havia sido adquirido por outro grupo, detentor do Canal+. O objetivo do canal era fazer uma equipe competitiva, para fazer frente ao forte Olympique de Marseille, que conquistou 4 títulos nesta época.

Enquanto esteve no clube, o canal fez diversas contratações de peso, como Raí, Weah, Anelka, Ronaldinho Gaúcho, entre outros. Em 2006, o PSG foi novamente vendido, agora para um grupo norte-americano.

Prova da força com que o grupo chegou ao PSG, foi a contratação do argentino Javier Pastore, junto ao Palermo, por 43 milhões de euros, batendo a forte concorrência do Chelsea.

O PSG já gastou quase 84 milhoes de euros para esta temporada, mas penso que uma das maiores contratações do clube foi o ex-jogador Leonardo, que será dirigente do clube e volta a exercer o cargo que possuia no Milan.

Desta maneira, o PSG tenta acabar com a hegemonia do campeonato francês, que nas ultimas edições teve como grande destaque o Lyon, e claro, já visa acesso a Champions League.

Como bem exemplificou Arsène Wenger, o PSG é o “Manchester City francês”. Agora resta saber se o PSG terá o mesmo desempenho do clube inglês, que três anos depois da chegada do grupo estrangeiro venceu apenas 1 copa da Inglaterra.


Fonte: mktesportivo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário